CPCJ de Vizela e GNR - Escola Segura sensibilizam jovens para a “Violência nas Relações de Intimidade”

Dando continuidade a ações que previnam, removam ou minimizem situações de risco e perigo em contexto educativo, a CPCJ de Vizela, em parceria com elementos do Núcleo de Programas Especiais da GNR – Escola Segura, realizou, por altura do Dia dos Namorados, uma palestra na Escola Secundária de Vizela subordinada ao tema “Violência nas relações de Intimidade”.


A sessão, também agendada para este dia no Agrupamento de Escolas de Infias, teve de ser adiada devido a um imprevisto.

Para a concretização desta atividade, a CPCJ contou também com a colaboração da professora Filomena Padrão, do Agrupamento de Vizela e da professora Emília Monteiro, do Agrupamento de Infias.

A sessão foi dirigida às turmas dos 10º e 11º anos de escolaridade dos ramos científico-tecnológico do ensino secundário.

Nesta sessão, os jovens tiveram a oportunidade de conhecer os diferentes tipos de violência existentes nas relações de intimidade, expor dúvidas e tecer comentários, que em muito valorizam e potenciam o desenvolvimento emocional e pessoal dos participantes.

Aproveitou-se o dia em que se celebra o Amor, para alertar os jovens para comportamentos prejudiciais e abusivos, muitas vezes comuns e socialmente desvalorizados, dotando-os de competências de gestão de conflitos e resolução de problemas.

Partilhar