País em alerta vermelho

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê que o mau tempo que tem assolado
Portugal nos últimos dias vai piorar a partir das 18 horas deste domingo, com a chegada da tempestade Stephanie.

Por isso mesmo, todo o continente está sob aviso vermelho devido ao vento e à agitação marítima, estando a ser dada especial atenção à região de Lisboa e Vale do Tejo.Proteção Civil pede reforço de prevenção durante alertas.

A Associação Portuguesa de Técnicos de Segurança e Proteção Civil (Asprocivil) apelou, este domingo, às empresas que prestem serviços públicos de necessidades primárias e autarquias que reforcem a prevenção pelo menos durante os alertas de mau tempo.

Plano de emergência acionado em Santarém

Devido à previsão que dá conta da subida das águas, a Comissão Distrital de Proteção Civil de Santarém já acionou o Plano Especial de Emergência para Cheias na Bacia do Tejo no seu nível de Alerta Azul.

A Proteção Civil também já apelou à população para que retire das zonas confinantes das linhas de água (que normalmente ficam inundadas), equipamentos agrícolas, industriais, viaturas e outros bens e ainda pediu para que não tentem atravessar, com viaturas ou a pé, estradas ou zonas alagadas.

Capitania do Funchal recomenda que barcos fiquem nos portos de abrigo

A Capitania do Porto do Funchal emitiu um aviso de mau tempo para o arquipélago da Madeira e por isso recomenda que as embarcações fiquem nos portos de abrigo.

Segundo o IPMA, a partir do final da tarde de hoje estará em vigor um aviso laranja para o mar na costa norte da Madeira e ilha do Porto Santo cujas ondas poderão atingir os seis metros.

Partilhar