Câmara Municipal de Vizela distribui fruta na escola

A Câmara Municipal de Vizela consciente da necessidade de promoção de hábitos alimentares saudáveis nas crianças, a partir de 20 de Março, promove o projeto “Fruta na escola”,
assumindo o fornecimento gratuito de uma porção de fruta, por semana, para todos os alunos do 1º ciclo dos estabelecimentos de ensino público.

A Organização Mundial de Saúde recomenda a ingestão diária de 400g de fruta e legumes por pessoa. No entanto, a realidade é outra, e a maioria das crianças dos países Europeus não consome a quantidade de fruta suficiente. A inclusão de fruta no lanche escolar é importantíssima, na medida que pode desempenhar um papel relevante na prevenção da obesidade infantil e na aquisição de hábitos alimentares saudáveis.

Durante o projeto serão dinamizadas atividades e feito o acompanhamento do mesmo, criando uma linha condutora entre o que se está a desenvolver e as suas vantagens. Neste âmbito desenvolver-se-á o projeto Embaixadores da Fruta, cujo objetivo principal se centra na partilha de informações sobre as características e benefícios da fruta fornecida. Poderão ainda ser desenvolvidas outras atividades, como visitas de estudo ao mercado ou quintas de produtores locais, instalação de canteiros nas escolas, visualização de filmes ou vídeos alusivos ao tema, realização de teatro ou canções alusivas à fruta, sessões de educação alimentar, etc.

Partilhar