Irmandade da Lapinha homenageia Padre Joaquim

No Santuário da Lapinha no próximo dia 25 de maio, a partir das 16 horas.

O Dr. Joaquim de Oliveira Bragança nasceu no dia 6 de Outubro de 1925 na freguesia de Abação, Guimarães, filho de Domingos de Oliveira Bragança e de Albina Mendes Ferreira.

Frequentou os Seminários diocesanos de Braga e foi ordenado sacerdote. Celebrou a Missa Nova no dia 15 de Outubro de 1949 no Santuário de Nossa Senhora da Lapinha.

Frequentou em Paris (1958-1962) o Instituto Superior de Liturgia, onde se doutorou a 18 de Junho de 1962, com uma tese sobre "La Vigile Pascale du Missal de Mateus".

Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, tendo preparado a edição do importante manuscrito do 2º quartel do séc. XII chamado Missal de Mateus.

Em 1968 foi nomeado professor da Faculdade de Teologia de Lisboa. Foi Professor dos Instituto Superior de Cultura Católica e Director da Revista "Didaskalia", da Faculdade de Teologia de Lisboa.

Por ter celebrado a sua Missa Nova no Santuário da Lapinha, a Comissão Administrativa da Irmandade de Nossa Senhora da Lapinha tomou a iniciativa de promover uma festa de homenagem a este ilustre vimaranense, sacerdote e homem de letras, a que se associou a Câmara Municipal de Guimarães.

Tal homenagem acontecerá no Santuário da Lapinha no próximo dia 25 de maio, a partir das 16 horas.

A escolha do dia 25 de maio de 2014 deveu-se à ocorrência neste dia da tradicional festa do Espírito Santo na Lapinha, que tem no seu programa uma peregrinação com início no lugar da Fornalha, freguesia de Abação, exactamente no local onde reside o homenageado. Entendeu-se que, por ser propício, este circunstancialismo deveria ser aproveitado para se levar a efeito conjuntamente a festa de homenagem a este tão ilustre devoto de Nossa Senhora da Lapinha, que foi até ao momento o único sacerdote que escolheu o Santuário da Lapinha para um acto tão importante como a celebração da Missa Nova.

Do programa consta uma Celebração Eucarística presidida pelo Senhor Cónego Valdemar Gonçalves, Vigário-Geral no contexto da Festa do Espírito Santo, uma intervenção sobre a vida e obra do homenageado pelo Senhor Padre Dr. Manuel Ribeiro Alves, Pároco de Azurém, um Concerto pelo Coro de Ponte e a exibição em vídeo do album fotográfico da Missa Nova.

Florentino Cardoso

Partilhar