A importância de Vizela nos transportes

Talvez poucos saibam que a primeira viagem de automóvel do norte do País compreendeu a cidade do Porto e a vila de Vizela. Demorou dois dias e que, antes disso, no dia 1 de Junho de 1865 - saiu para a rua o primeiro transporte diário, também PORTO-VIZELA. Essa ligação era efetuada diariamente por uma diligência(supostamente parecida com a imagem).


Como o registado no MESTRADO EM HISTÓRIA E PATRIMÓNIO
Ramo de Estudos Locais e Regionais-Construção de Memórias
Mestrando - José Eugénio Carvalho da Silva
Orientador - Professora Doutora Inês Amorim
"...RAMALHO ORTIGÃO, relativamente à qualidade de alguns espaços, equipamentos e serviços hoteleiros, em Junho de 1875, considerava como dois bons hotéis: o conhecido pela designação de Hotel do Padre, o mais próximo dos banhos da Lameira, e o Hotel do Cruzeiro do Sul (…).

O Hotel Vizellense, mais conhecido por Hotel do Padre, visto o seu
primeiro proprietário ter sido o p(e). Domingos José Lopes, abade de São
Miguel, em 1854, oferecia um gabinete de leitura. Já no decorrer da primeira
década do século XX, o Cruzeiro do Sul tinha (…) 50 quartos espaçosos e bem
mobilados, sala de jantar e salão recreativo com piano, tendo ainda sala de visitas.
Tinha também banhos nos quartos, instalação eléctrica, garagem e grande parque de ténis, croquet (…), sendo, de todos, o mais luxuoso e o mais requestado pelas
elites..."

"Nesta altura Vizela vivia os seus “anos dourados”. Era o local privilegiado para os ricos das colónias brasileiras e inglesas fazerem os seus piqueniques, bailes, arraiais minhotos e outras animações que fizeram com que Vizela passasse a ser conhecida como a “Rainha das Termas de Portugal”. Até o escritor Camilo Castelo Branco fez referência nos seus livros a estas Termas".

Durante esta época também foi criado um dos mais belos Parques Termais de Portugal, hoje recuperado e modernizado sem perder a sua elegância de outrora.
Fonte: CM VIZELA - Turismo..

---------
Recolha António Brás Pereira

Partilhar