Lapinha com Festa dos emigrantes

Nos próximos dias 13, 14 e 15 de agosto realiza-se pela primeira vez a Festa da Assunção de Nossa Senhora, especialmente dedicada aos emigrantes


Comunicado da Confraria:

As duas festividades tradicionais do Santuário
da Lapinha (Guimarães) - Festa do Espírito Santo e Ronda da Lapinha - acontecem em dias muito próximos, separados de apenas 3 semanas (último domingo de maio e terceiro domingo de junho, respectivamente), a Comissão Administrativa da irmandade entendeu que, para dar mais vida ao Santuário da Lapinha, era necessário alargar o calendário festivo, introduzindo festas noutros ciclos do ano.

Um Santuário mariano como o da Lapinha não pode manter-se indiferente ou "anestesiado" perante a celebração dos mistérios de Nossa Senhora nos vários ciclos do Ano Litúrgico.

O calendário civil manteve como Dias Santos de guarda as solenidades da Imaculada Conceição e da Assunção de Nossa Senhora, certamente porque são reconhecidas como as maiores festividades de Nossa Senhora.

Assim, em face destes considerandos, a Comissão Administrativa optou por acrescentar ao calendário festivo do Santuário da Lapinha mais estas duas grandes festas de Nossa Senhora (a Festa da Imaculada Conceição no dia 8 de dezembro e a Festa da Assunção no dia 15 de agosto).

A Festa da Imaculada Conceição de Nossa Senhora teve a sua primeira edição no dia 8 de dezembro do ano passado, com muito sucesso.

E nos próximos dias 13, 14 e 15 de agosto vai realizar-se pela primeira vez a Festa da Assunção de Nossa Senhora, especialmente dedicada aos emigrantes, com o programa seguinte:



Dia 13 (quarta-feira)

20,30 horas - Eucaristia no Santuário;

21,30 horas - Procissão da Luz nos arruamentos do Parque do Santuário.

Dia 14 (quinta-feira)

20,00 horas - Recitação do Terço no Santuário;

20,30 horas - Cortejo automóvel a acompanhar a imagem de Nossa Senhora da Lapinha que será transportada em carro dos Bombeiros Voluntários de Vizela até à Igreja de S.Paio de Vizela, descendo por Abação, S. Simão, S. Faustino e Tagilde (Trancosa).

Dia 15 (sexta-feira)

09,00 horas - Saída da procissão da Igreja de S. Paio de Vizela em direcção ao Santuário, subindo por Gémeos.

10,30 horas - Eucaristia no Santuário em honra de Nossa Senhora.

15,00 horas - Actuação do Rancho Folclórico de Santo André de Friande, Felgueiras.

17,00 horas - Procissão ao Cruzeiro.

Partilhar