O Peregrino mais famoso de Portugal passou por cá

Manuel Londreira, de Marco de Canaveses, tem 73 anos, fez 85 peregrinações a Fátima e cumpre a 25 a Santiago de Compostela depois de ter pernoitado esta noite no quartel dos bombeiros de Vizela.
Já cumpriu promessas por si e agora cumpre pelos outros.


É reformado e tem o apoio de várias pessoas nas suas caminhadas e de corporações de bombeiros que o acolhem.
Já andou cerca de 24 mil km.
As primeiras 60 peregrinações a Fátima foi para agradecer a Nossa Senhora ter recuperado a visão. Conta que um dia estava a lavar a cara e a partir dali quase ficou cego: «A bacia devia ter qualquer líquido que me estragou a vista. Depois de várias visitas aos médicos, apeguei-me com Nossa Senhora e prometi ir a Fátima 50 vezes. Fui mais dez por mim e 25 por pessoas que se encontram inválidas e me pedem para fazer a promessa por elas» - conta Manuel Landoreira na esplanada do café dos bombeiros depois de ter lanchado na taberna do Luís com Daniel Cunha e Ricardo "da Farmácia".

Manuel de Jesus Londreira, antigo empresário de jardinagem e de calcetagem, conta pausadamente as suas façanhas de «peregrino» sendo muitas vezes chamado á televisão. "Uma vez a TVI pagou-me as viagens para ir a um programa a Lisboa e depois não me deu dinheiro para a viagem de regresso a Marco de Canaveses. Deve ter pensado que pelo facto de ser peregrino devia vir a pé embora».

Acompanhado pela sua inseparável bicicleta, Manuel Landroeira é pessoa muito divertida e por onde passa faz bons amigos.
«Já fico no quartel dos bombeiros de Vizela há mais de 20 anos nas minhas passagens para Santiago de Compostela (Espanha). O sr. Comandante é meu amigo e o anterior (comandante Américo) é que me começou a acolher. São boas pessoas».

Partilhar