Simpósio abordou temática da Oncologia

No âmbito das comemorações dos 50 Anos da Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Norte, realizou-se, em Vizela, um “Simpósio em Oncologia”.


A iniciativa foi do gabinete de psico-oncologia a funcionar na Câmara Municipal de Vizela desde 2013, no âmbito de uma parceria com Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Norte.

O evento, aberto à comunidade em geral, pretendeu esclarecer algumas questões relacionadas com esta problemática, assim como dar a conhecer as respostas que o Município desenvolve para estes doentes e seus familiares.

O simpósio decorreu no auditório dos Bombeiros Voluntários de Vizela e foi moderado pelo Dr.º João Cocharra, médico na Unidade de Saúde Familiar Novos Rumos do Agrupamento de Centros de Saúde do Alto Ave. Contou com as intervenções da Dr.ª Maria Paula Silva, médica na Unidade de Cuidados Paliativos do Instituto Português de Oncologia do Porto que falou sobre os cuidados paliativos e da Dr.ª Eloisa Estela Fernandes, psicóloga na Unidade de Psico-oncologia do Núcleo Regional do Norte da Liga Portuguesa Contra o Cancro que abordou o trabalho desenvolvido pela Unidade Móvel de Psico-Oncologia em Vizela.

De lembrar que o Município de Vizela estabeleceu, em 2013, um protocolo com a Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Norte, que abarca diversas áreas de intervenção, nomeadamente: o apoio psicológico aos doentes oncológicos e seus familiares, o desenvolvimento de ações no âmbito da Educação para a Saúde, mais especificamente no que diz respeito à prevenção do cancro e à promoção de estilos de vida saudáveis, bem como a realização de ações de solidariedade e recolha de apoios para a luta contra o cancro.

Partilhar