"Fundo Manuel Campelos" inaugurado a 8 novembro

Atividades da Fundação Jorge Antunes para novembro contempla inauguração de oferta de espólio de Manuel Campelos Inauguração do espaço Fundo Manuel Campelos, com o arquivo de toda a documentação relativa ao Movimento para a Restauração do Concelho de Vizela, doado pelo ilustre vizelense Manuel Campelos, líder do MRCV.



ATIVIDADES DA FUNDAÇÃO JORGE ANTUNES

Grupo de Teatro
Já foste mordido pelo bichinho do palco? Vem dar largas à tua criatividade no teatro e inscreve-te no Grupo de Teatro da Fundação Jorge Antunes.

Oficina de Pintura criativa
A oficina de pintura criativa pretende ser um espaço de auto-expressão e criatividade, onde entre pinceladas e conversas se vai dando cor e forma à tela. As sessões têm a duração de 3 horas, e a técnica usada é a de pintura a óleo sobre tela.
Terças ou quintas-feiras. 15h00 / 18h00

Fundo Manuel Campelos

8 de Novembro, 17h00
Inauguração do espaço Fundo Manuel Campelos, com o arquivo de toda a documentação relativa ao Movimento para a Restauração do Concelho de Vizela, doado pelo ilustre vizelense Manuel Campelos, líder do referido movimento.

Sábados na biblioteca

8 de Novembro 15h30
Orelhas de borboleta de Luisa Aguilar
- A Mara é orelhuda! - Mãe, tu achas que eu sou orelhuda? - Não, filha. Tens é orelhas de borboleta. - E como são as orelhas de borboleta? - São orelhas que revoluteiam na cabeça e pintam as coisas feias de mil cores.
Workshop Fotografia

22 Novembro, 10 às 18h00
Workshop de fotografia 
Rua e viagens para iniciantes ou com conhecimento médio.
Fundação Jorge Antunes
Biblioteca Municipal
Novembro 2014

Grandes Pintores: Andy Warhol
O projeto grandes pintores, dirigido a público infantil consiste na realização de workshops de artes plásticas, numa periodicidade mensal, com base na obra dos grandes pintores mundiais. Uma forma de dar a conhecer o pintor e a sua obra, de forma descontraída e divertida.
Público: 4 aos 12 anos. Inscrição prévia.

Aqui há história
Tanto tanto de Trish Cooke Estavam ali os dois, sem fazer nada,a mamã e o bebé, sem fazerem mesmo nada. Quando, de repente… TRRIM, TRRIM! “Olá! Olá!” A mamã olhou para a porta, o bebé olhou para a mamã. Era a…
Público: 3 aos 12 anos. Inscrição prévia.

Histórias com dados
Oficina de construção e narração oral de histórias a partir de um jogo de dados. Princesas e castelos, esquimós e iglôs, dragões e florestas, robôs e planetas podem fazer da tua história. Basta atirar os dados e ver o que te sai.
Público + 6 anos. Inscrição prévia.

Oficina de escrita criativa
Brincar com as palavras, com as letras, poemas, imagens, virar as frases do avesso, conhecer escritores e poetas, procurar novos significados e imaginar para lá das folhas e do coração
Em Novembro, o tema é o Mundo num segundo.
Público + 6 anos. Inscrição prévia.

Oficina de provérbios e adivinhas
Na oficina de provérbios e adivinhas fazemos uma viagem pelo mundo dos ditos populares, pela sabedoria popular e por enigmas divertidos, através de jogos de pesquisa, memória, correspondência, e muita diversão.
Em Novembro, trabalhamos provérbios visuais. Público + 6 anos. Inscrição prévia.

Oficina Palavras proibidas
Palavras proibidas é um jogo muito divertido em que se tentam descrever objetos, ações e frases, para que outros adivinham, sem poder usar as palavras proibidas. O objetivo é treinar as deduções, inferências , a capacidade de expressão e escrita.
Público + 6 anos. Inscrição prévia.

Oficina de livros pop-up
Livros pop-up são aqueles em que as ilustrações, feitas com papel dobrado, saltam das páginas. São uma espécie de livros e de brinquedos que permitem brincar e ler, abrir portas e janelas e descobrir muitas surpresas. Nesta oficina, poderá confecionar o teu próprio livro pop-up e criar a tua história.
Público + 6 anos. Inscrição prévia.

Oficina de reciclagem
Na oficina de reciclagem, de forma criativa e original, com materiais usados, criamos novos objetos e brinquedos. Atividade disponível para grupos mediante inscrição prévia. Em Novembro, vamos construir caras divertidas com restos de caixas de ovos, cartões e revistas.
Público: a partir dos 4 anos

Pintores de Palmo e Meio
Temos na Biblioteca um cantinho onde podes dar largas à tua imaginação e, com os materiais que lá tens podes desenhar, pintar, fazer colagens, etc.
No final, os trabalhos serão expostos para que todos os possam apreciar.
Tema: Outono
Público: 4 aos 12 anos
Visita à Biblioteca A Biblioteca Municipal recebe visitas, de grupos escolares ou outros, com o objetivo de dar a conhecer os espaços da biblioteca e os seus serviços, procurando contribuir para a promoção do livro e da leitura. Visitas gratuitas mediante marcação prévia.
Fundação Jorge Antunes

PROJETOS E APOIOS
Rede cultural de Vizela
O concelho de Vizela é muito rico em termos de associativismo e dinâmica cultural, social e desportiva, e anualmente são promovidas diversas atividades por diversos intervenientes. Assim, e tendo em conta o contexto atual de constrangimentos, a proximidade geográfica das diversas instituições e a sua diversidade, a criação da Rede Cultural de Vizela, preconiza a planificação de atividades culturais em parceria e interligação dinâmica entre as diversas instituições, procurando a maximização de recursos e potenciação da identidade cultural da comunidade.

Rede de bibliotecas de Vizela
A Rede de Bibliotecas de Vizela, adiante designada por RBV, insere-se no âmbito da criação de parcerias e potencialização de recursos humanos, tecnológicos e documentais, consolidados em dinâmicas de trabalho colaborativo ao nível da organização, gestão e disponibilização de acervos, bem como do incentivo às dinâmicas partilhadas na área da promoção e animação da leitura.

Ler para aprender 2014 / 2015
Ler para aprender é um projeto promovido pelos Agrupamentos de Vizela e Infias em parceria com a Biblioteca Municipal Fundação Jorge Antunes. O público-alvo são os 2º, 3ºs e 4ºs anos das escolas EB1 do concelho e tem como objetivos promover o livro, a leitura e as literacias.
Histórias na escola
Histórias na escola é um projeto desenvolvido pela biblioteca municipal em colaboração com os agrupamentos de escolas de Vizela e que consiste em levar a magia das histórias a todas as escolas do 1º ciclo e jardins de infância, numa frequência mensal.

Hora da Poesia
A Hora da Poesia é um programa da Rádio Vizela, com locução e organização de Conceição Lima, que visa promover e difundir a poesia e os poetas, com ênfase na produção local. Divulga-se poesia, de ontem e de hoje. Num caso e noutro, sempre nascida na alma e dita com o coração! Conta com o apoio da Biblioteca Municipal Fundação Jorge Antunes e do Agrupamento de Escolas de Vizela.

Partilhar