Vizela no Império Romano

Vizela integra Projeto Aquae - rede de cidades termais do Império Romano






                Foi criada no passado dia 18 de outubro a comissão instaladora da futura rede de cidades termais do Império Romano - Aquae, que integra 10 municípios portugueses e espanhóis, entre os quais o Município de Vizela.

                A comissão instaladora da futura Rede Aquae foi criada numa reunião onde estiveram representantes de nove municípios – Vizela, Penafiel e S. Pedro do Sul, do lado português, Lugo, Montemayor, Fortuna, Archena, Ourense e Bande, de Espanha.

                O objetivo é criar uma rede de cooperação das várias cidades termais romanas, que permita conhecer melhor o que cada um faz e potenciar o valor dos nossos balneários modernos.

                O objetivo a longo prazo é envolver na rede Aquae quatro dezenas de cidades de vários países com forte influência romana e promover a candidatura a Património Mundial da UNESCO.

                Nesta reunião foi também decidida a criação do site Aquae, a organização de um grupo de trabalho com técnicos da área da arqueologia, história e turismo e a preparação do congresso fundador da associação.

                A rede pretende ainda criar uma base de dados online com informação dos centros termais romanos das cidades aderentes e promover a publicação da investigação científica acerca dos monumentos e do tema, numa ação de valorização do património.

Partilhar