Exposições em Guimarães

Este fim de semana, 10 e 11 de janeiro, o Centro Internacional das Artes José de Guimarães
(CIAJG) encerra o 4º ciclo expositivo de 2014 com visitas especiais e conversas em torno das exposições que preencheram aquele espaço durante os últimos meses.

O programa inclui a apresentação do projeto musical “W Songs”, de Ricardo Jacinto, em jeito de conclusão da exposição “Parque: os Cones e outros lugares”.



As diferentes atividades que preenchem o Centro internacional das Artes José de Guimarães este fim de semana começam às 11h00 de sábado com uma mesa redonda composta por Eduardo Jorge Fernandes, Gonçalo Canto Moniz, Jorge Figueira e Raquel Paulino onde os professores e investigadores de arquitetura vão debater as perspetivas sobre a Escola do Porto nos anos 70. A programação é retomada às 16h00 com uma conversa entre Caroline Maniaque Benton e Joaquim Moreno onde vão abordar a contracultura nas décadas de 60’ a 80’.



Às 22h00, a Black Box recebe o projeto “W Songs”, de Ricardo Jacinto, em forma de conclusão da exposição “Parque: os Cones e outros lugares”, patente desde outubro no CIAJG. O concerto traz um conjunto de canções compostas a partir do texto de Hugo Brito “The left hand” que serão interpretadas por um grupo de músicos reunidos especialmente para este concerto. “W Songs” é um surpreendente e divertido desvio musical ao trabalho que Ricardo Jacinto, enquanto compositor e intérprete, vem fazendo no âmbito do projeto “Parque”. Neste concerto, um coro de vozes irá percorrer de um modo fragmentário um texto de ficção científica marcado pelas inquietações e constatações do quotidiano de um explorador num planeta longínquo, cuja paisagem é pontuada por grandes formações cónicas.



A composição encosta Scelsi a Madonna, os Floyd a Reich, ou Varése a Bonham, convocando ambiências que vagueiam, entre outras, por reminiscências dos minimalismos dos anos 70, os espectralismos, o rock psicadélico e o grunge dos anos 90. A hibridação de géneros assenta numa instrumentação variada, em agitados contornos melódicos, texturas planas eletroacústicas e em ritmos que convidam à dança.



No domingo, 11 de janeiro, às 11h00, está também agendada uma visita à exposição de Ricardo Jacinto seguindo-se a apresentação do catálogo “Parque: os Cones e outros lugares” que contará com a presença e intervenções de Nuno Faria, Delfim Sardo e Rui Horta. Encerra-se, assim, mais um ciclo expositivo no CIAJG que já se prepara para acolher a primeira exposição de 2015. A partir do dia 24 de janeiro, uma exposição de desenho irá ocupar a totalidade das salas do CIAJG dedicadas às exposições temporárias.



Recordamos que no piso 1 do CIAJG continuará patente a exposição “Rituais com Máscaras: um face-a-face”, uma riquíssima mostra de máscaras da coleção de arte africana de José de Guimarães e dos ciclos de inverno de Trás-os-Montes, realizada em parceria com o Museu de Abade de Baçal, em Bragança. As exposições do CIAJG podem ser visitadas de terça a domingo, das 10h00

Partilhar