RICARDO: Gostaria de ficar na história do Vizela como um dos responsáveis pelo regresso à II Liga

José Ricardo Soares Ribeiro, 40 anos de idade, estaria longe de imaginar que depois de ter perdido em Vizela pelo Felgueiras qualquer possibilidade de levar a equipa felgueirense à luta pela subida de divisão, seria duas jornadas depois o treinador da equipa vizelense. E tudo indica que será o treinador da próxima época.

O convite surgiu-lhe de surpresa depois de forma inesperada o treinador Emanuel Simões ter batido as asas para o Aves. Ricardo tinha pela frente dois jogos que surgiam cruciais para o Vizela. Uma deslocação a Amarante (curiosamente uma semana depois de ter derrotado esta equipa pelo Felgueiras) e a visita do Ribeirão. Ao Vizela, e ao novo treinador, impunha-se vencer os dois jogos…e ficar de ouvido à escuta dos resultados dos jogos dos seus adversários diretos: Famalicão e Varzim.


O resto da história já é conhecida: Ricardo venceu as duas partidas que realizou na sua estreia de treinador do Vizela mas os adversários dos vizelenses, de uma forma clara ou escura, conseguiram os seus objectivos e o Vizela morreu na praia.
Ricardo já conhecia o Vizela onde teve uma fugaz participação como jogador na época 2000/2011 sendo hoje o novo timoneiro da equipa.

ddV - Como se deu a sua entrada no FC Vizela como treinador?
RICARDO - Recebi um convite do Presidente do futebol Clube de Vizela. Uma vez que tinha contrato com o Felgueiras, falei com o seu responsável máximo e em conjunto achamos que o melhor para mim era eles permitirem a minha saída, uma vez que o Felgueiras não poderia acompanhar a proposta desportiva e financeira que o Vizela me tinha apresentado.

- Quando foi abordado pela direcção vizelense?
- Fui abordado no dia 5 de janeiro.

- Para que o Vizela ficasse apurado para a fase de subida era necessário que houvesse um desaire nos jogos do Famalicão e ou Varzim. Esperava que isso acontecesse?
- Sim. Tinha esperanças que isso pudesse acontecer.

- Com que ideia ficou do polémico Famalicão-Varzim que terminou com o resultado (2-2) que não interessava ao Vizela?
- Não assisti ao jogo pelo que não posso falar sobre o resultado.

- Assumiu o Vizela a duas jornadas do fim da importante primeira fase do CNS tendo conseguido duas vitórias em dois jogos (Amarante e Ribeirão). Sentiu que cumpriu o seu primeiro objectivo?
- Sem dúvida que a minha primeira preocupação era vencer os dois jogos, porque se existisse um deslize dos nossos adversários isso nos colocaria no play off de subida.

- Para si o Famalicão e o Varzim eram as melhores equipas?
-Penso que existiam 3 equipas ao mesmo nível. Infelizmente fomos nós que ficamos pelo caminho.

- O que faltou ao Vizela para assegurar a fase de subida?
- Tendo o Vizela uma margem confortável a poucas jornadas do fim, falharam pormenores que definiriam as equipas que ficaram apuradas.

- Surpreendeu-o a saída súbita do treinador Emanuel Simões do Vizela para o Aves?
- Não. Não me surpreendeu face ao trabalho efectuado no Vizela.

- Os adeptos dizem que o Vizela vai cumprir agora (a partir de 15 de fevereiro) uma etapa desinteressante. Tem essa opinião?
- De facto este modelo não é apelativo, no entanto, vamos redefinir objectivos e tentaremos apresentar um futebol agradável.

- O que tem de motivante para si esta fase da manutenção sabendo-se que o Vizela só desce de divisão com um cataclismo e sendo você um treinador ambicioso?
- Será motivante, uma vez que pretendemos melhorar a qualidade de jogo e preparar a equipa para a próxima época.

- O que falhou no Felgueiras para não atingir os seus objectivos?
- Os objectivos no Felgueiras foram alcançados. Devo lembrar que o Felgueiras começou a treinar faltando 10 dias para iniciar a competição. Até aí nem o plantel formado tinha. E também , atendendo às limitações financeiras (o orçamento mais baixo da divisão), o que se pretendia era que o Felgueiras ficasse acima dos 3 lugares de baixo da tabela, no entanto intrometeu-se na luta pela subida, fruto do grande trabalho efectuado pelos seus jogadores e equipa técnica.

- Até quando pensa e deseja ficar no FC Vizela?
- O futuro só a Deus pertence, mas gostaria de ficar na história do clube, como um dos responsáveis pela sua subida à 2ª Liga.

- Entende que a II Liga é o escalão ideal para o Vizela?
- Sim, é mais condizente com a história deste clube.

- Na próxima época o Vizela deve apostar novamente na subida de divisão?
- Sim. Pois esse foi o motivo principal que me fez vir para cá.

- Que balanço faz da sua carreira?
- Sendo um treinador jovem, com poucos anos de treinador, já participei em dois títulos de campeão e em outros trabalhos meritórios.

- Qual é a sua maior ambição?
- A minha maior motivação é ser melhor a cada dia que passa.

- Qual é o grande objectivo da sua carreira? Até onde pretende chegar?
- Tenho objectivos muito claros, em que o próximo é alcançar uma liga profissional.

A CARREIRA DE RICARDO ENQUANTO JOGADOR
2003/04 FC Felgueiras
2002/03 Paredes
2001/02 Paredes
2000/01 Vizela
1999/00 FC Felgueiras
1998/99 Fafe
1997/98 Lixa
1996/97 Lixa
1996/97 Lousada
1995/96 Freamunde
1994/95 Lixa

CARREIRA DE RICARDO COMO TREINADOR
2014/15 Vizela/ FC Felgueiras 1932
2013/14 Ribeirão
2012/13 FC Felgueiras 1932
2011/12 CA Felgueiras
2010/11 Lixa
2009/10 Lixa
2006/07 Caç. Taipas
2005/06 Caç. Taipas

Partilhar