Inaugurações e música voltam ao 19 de março

No próximo dia 19 de março, o Município de Vizela comemora o seu 17.º aniversário. Este ano,
a Câmara Municipal pediu um contributo a todas as associações e escolas do concelho e organizou um calendário especificamente dedicado à efeméride, que envolve toda a comunidade vizelense, no sentido de avivar a memória dos que viveram a conquista do concelho e, sobretudo, transmitir aos mais novos a importância dessa luta histórica.

Assim, este ano, as comemorações estendem-se durante todo o mês de março.
Encontra-se já em itinerância, a exposição “A Causa de um Povo”, que circulará pelas escolas do Concelho, de 2 de março a 10 de abril. Entre os dias 9 e 18 de março, a Câmara Municipal promove palestras sobre a história de Vizela, nas escolas do Concelho.

O objetivo da exposição e das palestras é levar às escolas as comemorações do 19 de março, dando a conhecer aos mais jovens a história da luta autonómica do Concelho.
O dia 18 de março ficará marcado pela inauguração da requalificação da Bica Quente, com o “Concerto mais pequeno do Mundo”, com a atuação musical de João Filipe, às 21.30h na Praça da República.

O dia 19 de Março será marcado pelas cerimónias solenes. À semelhança dos anos transatos, as comemorações iniciam às 9.00h com a celebração da missa solene do aniversário do Concelho, na igreja de S. Miguel. A partir das 10.00h terá lugar a receção aos convidados na sede do Município, sita na Praça do Município.

A manhã prossegue com a inauguração da requalificação da EB Caldas de Vizela, marcada para as 11.00h, à qual se seguirá a sessão solene, que terá lugar no auditório daquela escola, pelas 12.00h.
A tarde será de festa, no jardim Manuel Faria com uma mostra das associações (comes e bebes) e animação musical, entre as 14.30h e as 19.00h.

Às 15.00h terá lugar a inauguração da Loja do Artesão, situada na cave da Loja Interativa de Turismo.

A noite será reservada à apresentação da obra “Vizela, Desenvolvimento e Antagonismos Políticos: A Disputas Autonómicas da Regeneração à República”, de Eugénio Silva, às 21.00h, no auditório da EB Caldas de Vizela.

O programa integra ainda atividades de várias coletividades concelhias, a sabre: Jipes do Vale de Vizela - II Passeio TT (13 e 14 de março), Tertúlia Bio Arte (14 de março), 1ª Jornada do Campeonato Nacional de Minigolfe 2015 (15 de março ), “Montras da Liberdade” (16 a 20 de março), Semana da Poesia em Vizela (16 a 21 de março), Exposição Etnográfica “Raízes” (19 de março), Torneio Individual Aberto de Ténis de Mesa – Vizela (21 de março), Exposição de Automóveis Antigos de Vizela (22 de marçO), “Visita pelo Património Cultural de Vizela” (25 de março).

Partilhar