Apoio médico e social a ex-combatentes

A Liga dos Combatentes-Núcleo de Vizela, como previsto no seu plano de atividades para este ano, vai iniciar os esclarecimentos/acompanhamento na área do CAMPS (Centro de Estudos e Apoio Médico, Psicológico e Social), a Combatentes que estiveram envolvidos nas Guerras da India, Angola, Guiné e Moçambique
e presentemente, nas missões de Paz, Intervenção e Humanitárias. Com gabinetes de atuação em Lisboa, Porto, Algarve, Coimbra, Chaves, Évora e Ilha Terceira-Açores, cresce agora com a criação em Vizela de gabinete de acompanhamento, para já na dependência do CAMPS Porto.

A Direção Central da Liga dos Combatentes criou em 2004 o CAMPS, com o objetivo de realizar estudos e apoiar os combatentes e famílias. Em Novembro de 2007 foi realizado um protocolo com o Ministério da Defesa Nacional, no âmbito da Rede Nacional de Apoio aos Combatentes com problemas de “Stress de Guerra” e stress na vida do militar e outras patologias associadas. Em 2008, através do CAMPS, foi aprovado o Projeto “Cuidados de Saúde” no âmbito do apoio Médico, Psicológico e Social, para ser implantado a nível Nacional.

Com a criação do Núcleo de Vizela, a Liga dos Combatentes tem agora a possibilidade de poder apoiar os Combatentes e seus familiares nesta área, na nossa área geográfica, com técnicos credenciados e conhecedores deste problemas que diariamente perturbam muitos portugueses.
Assim, dia 03 de Junho pelas 11 horas, na sede da Liga dos Combatentes, Casa das Coletividades, em Vizela, irá decorrer uma sessão de esclarecimento e triagem, para possível acompanhamento pelos técnicos do CAMPS, para combatentes e familiares destes que necessitem de informação nesta área.

À tarde a partir das 14 horas, terá início oficial a atuação do Centro Médico, Psicológico e Social, com consultas já marcadas e programadas, por técnicos do CAMPS que se deslocam a Vizela.
Recordo que o CAMPS é constituído por equipas multidisciplinares que integram profissionais da área da medicina geral e familiar, médico psiquiátrica, psicologia clínica e da saúde, serviço social, reabilitação e enfermagem, centradas nas necessidades dos combatentes e suas famílias. Intervêm a nível individual e em grupos psico-terapêuticos e de ajuda-mútua.

Partilhar