Iniciativa para apoiar áreas diferenciadas de Cardiologia

Iniciativa no próximo dia 12 de junho permitirá reforçar eletrofisiologia, pacing e hemodinâmica no Centro Hospitalar do Alto Ave.



Na próxima sexta-feira, dia 12 de junho, realiza-se um jantar de apoio ao Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar do Alto Ave. O encontro juntará várias entidades e empresários da região na Pousada de Santa Marinha da Costa, em Guimarães, pela 20h00. A promoção é feita pela Câmara Municipal de Guimarães, pelo Rotary Club de Guimarães e pela Liga de Amigos do Serviço de Cardiologia, sendo o objetivo do evento agradecer os apoios já conseguidos, assim como encontrar novos auxílios para o desenvolvimento que tem vindo a ser feito no Serviço de Cardiologia, nomeadamente nas áreas de eletrofisiologia, pacing, hemodinâmica, assim como a realização de obras na Unidade Coronária. A implementação destas novas áreas de diferenciação no tratamento evita deslocações a outras instituições de saúde dos utentes da região. Para estes doentes, o tratamento rápido é fundamental, cada minuto conta.


Segundo o Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar, Delfim Rodrigues, “as técnicas de cardiologia de intervenção, particularmente as associadas à hemodinâmica, são hoje imprescindíveis no tratamento das doenças cardíacas. O nosso país ainda tem algum défice nesta matéria, daí que serviços como o nosso de Cardiologia de Guimarães necessitem delas não só para diferenciar e dar uma resposta mais adequada e atempada aos seus doentes, mas também para evitar deslocações desnecessárias. Dado o volume de doentes que cada vez mais se socorrem dessas técnicas, é naturalmente indispensável que avancemos nesta via da cardiologia de intervenção. O nosso Serviço de Cardiologia dispõe de competências únicas e vocações ímpares, sendo um dos mais seguros do SNS, como recentemente foi reconhecido por reputados especialistas, em reunião científica nacional. A existência de valências diferenciadas é, no contexto atual, indispensável para a reafirmação permanente do nosso Hospital na rede de prestação cuidados de saúde em Portugal”.

Partilhar