3º encontro Interparoquial de jovens

Realizou-se este fim de semana no salão Paroquial de Infias o 3º encontro Interparoquial de jovens, com a participação de 23 jovens de Infias e Santa Eulália.

Este encontro tinha como tema “A desigualdade”, serviu para os jovens debater 10 principais tópicos em que a nossa sociedade vive com alguma frequência alguma discriminação.
Preconceito com a aparência
Nativismo
Preconceito com a idade
Preconceito com Peso/Tamanho
Religião
Preconceito com deficientes
Homofobia
Desigualdade Social
Sexismo
Racismo
Foram estes tópicos principais que deu origem a um debate de opiniões por todos os jovens presentes.
Mas também não ficou esquecido que os jovens que fazem parte de grupos de jovens ligados á igreja sofrem também essa desigualdade, por diversas vezes são gozados perante os colegas de escola ou seu grupo de amigos, quando comentam que vão á Missa, ou vão para o grupo de jovens, mas todos os jovens presentes mostraram que são fortes e resistentes ás criticas e não tem vergonha de serem quem são e de admitir que são jovens cristãos praticantes.

Neste encontro de dois dias, houve também direito a cinema com o filme “amigos improváveis” que recomenda-se a toda a gente ver um belo testemunho que somos mesmo todos seres humanos apesar das nossas capacidades físicas ou mentais.
Mas o momento mais forte deste encontro foi sem duvida o testemunho dado pela família da Ana Beatriz, menina de 8 anos que recentemente o grupo de jovens de Infias colaborou com uma campanha de Tampinhas e embalagens.

Os avós maternos e a mãe desta menina, dão deixaram os jovens indiferentes da coragem que tem tido desde do nascimento da Ana Beatriz, o amor ao próximo e Fé em Deus é a fonte viva naquela família Brasileira que vieram para Portugal á 22 anos. E por não serem portugueses deram também o seu testemunho de alguma desigualdade que sofreram quando vieram para o nosso País, mas que felizmente isso está a melhorar e são muito bem acolhidos.

Além de orações, jogos e muito convívio, os jovens presentes foram presenteados com algumas surpresas durante o encontro, desde  abraços grátis, elogios, espalhados por todo o espaço, elogios feitos pelos rapazes ás raparigas, mensagens de boa noite, etc… tornou com que este encontro fosse sem dúvida o melhor de todos os encontros realizados pelo grupo de jovens de Infias.

Partilhar