"Fanfarra de Majoretes de Vizela esclarece"

A direção da Fanfarra de Majoretes de Vizela vem por este meio prestar alguns esclarecimentos relativamente ao facto de não participar no Cortejo “Vizela dos tempos Idos”


1º - A Fanfarra de Majoretes de Vizela fundada a 5 de outubro de 2014 disponibilizou-se a participar gratuitamente no cortejo “Vizela dos tempos Idos” como já tem feito com outras associações vizelenses nomeadamente na Casa do Povo de Vizela, Dadores de Sangue, Festa das Flores e no Vizela em Festa.

2º - Relativamente ao cortejo a comissão de festas foi abordada no mês de maio pelo Paulo Félix chefe da fanfarra de majoretes de Vizela no sentido da comissão de festas colocar a fanfarra a abrir o cortejo ou nos lugares mais próximos da frente, para que pudesse terminar mais cedo a sua prestação no cortejo. Este pedido foi solicitado apenas dado ao facto do cortejo ser realizado no dia 14 e a fanfarra ter serviço agendado para o dia 15 de manhã 08:00 horas em Felgueiras e de tarde em Celorico de Basto além de estar no dia 16 em Moimenta da beira e dia 17 em Aveiro. A resposta do presidente das festas acompanhado por mais dois festeiros foi imediata “a tua fanfarra vem a abrir o cortejo porque queremos os cavalos para abrir o cortejo”.

3º - A fanfarra da família Peixoto representada pelo seu presidente Sr. Anselmo Peixoto esteve presente numa reunião realizada na passada semana entre as duas fanfarras e a comissão de festas é que não concordou (Sr. Anselmo Peixoto) com a comissão de festas e ameaçou de não participar no cortejo se a fanfarra de majoretes de Vizela fosse a abrir ou á frente da fanfarra da família Peixoto.

4º - A fanfarra dos Bombeiros de V. Vizela não se fez representar na dita reunião por motivos de força maior, mas informou o presidente das festas Sr. João Vaz que não iria discutir lugares no cotejo, e que respeitavam a ordem que a comissão definisse.

5º - O Sr. Anselmo Peixoto apresentou a proposta de ser por ordem, da mais velha á mais nova e a comissão disse que teria de ser por características das fanfarras e não por hierarquias e reforçou o compromisso e a intenção de colocar a fanfarra de majoretes de Vizela a abrir o cortejo pelo facto de terem os cavalos e que não Irão por os cavalos no fim. O Sr. Anselmo Peixoto sugeriu á comissão que alugasse cavalos fora e que até arranjavam baratos, mas a comissão desvalorizou a proposta, dizendo “não temos dinheiro, pague você e ponha os da GNR” e assim o Paulo Félix vai atrás.

6º - Parece-me estranho que a Fanfarra da Família Peixoto se preocupe tanto com as hierarquias e nos últimos anos abriu o cortejo com a sua fanfarra e a dos bombeiros tenha vindo sempre a fechar.

7º - A comissão de festas nunca em momento algum sugeriu á fanfarra de majoretes de Vizela que dado às circunstâncias se alterar-se o compromisso feito e a mesma muda-se de lugar.

8º - No nosso entender a comissão de festas deveria ter decidido em função do que entendem por ser o melhor para o cortejo e ordenar apenas. Não aceitamos de forma alguma o facto da comissão de festas dizer que as fanfarras não se entendem, as fanfarras só tem de se respeitar nada mais, e cada uma ocupar o lugar destinado pela comissão, mesmo que esse venha a ser alterado terá de ser decidido pela comissão.

9º - A fanfarra de Majoretes de Vizela está como sempre esteve, disponível para cooperar com as associações Vizelenses e assim continuará, lamenta que depois de representar a nossa terra em marchas realizadas este ano, como as de Guimarães, Viseu, Freamunde, Lousada, Paços de Ferreira, Águeda e Fafe não participe gratuitamente com cavalos, fanfarra e espetáculo de Leds (luzes) em Vizela.

10º - A direção da fanfarra de majoretes de Vizela agradece à Comissão de Festas o favor de desmentir algum dos pontos expostos que considere não ser verdade.

 "Fanfarra e Majoretes de Vizela

Partilhar