Fundação Jorge Antunes faz recolha de imagens de Vizela

A Fundação Jorge Antunes tem um novo projeto intitulado Imagens de Vizela que consiste na recolha e divulgação da memória visual de Vizela.
Vizela e os vizelenses têm orgulho no seu passado, e o que pretendemos é reunir num só sítio esses documentos de forma relembrar esse passado e mostrá-lo às crianças e jovens de hoje. Nesse sentido convidámos a tornar-se nosso parceiro através da cedência do seu património visual para digitalização ou no caso de se encontrar digitalizado, a cedência dos ficheiros.


Tipos de cedência:

Doação
Cedência para digitalização
Cedência para digitalização e consulta
Cedência para digitalização e reprodução condicionada
Cedência para digitalização e reprodução total, excluindo uso comercial
Cedência para digitalização e reprodução total


Informação sobre o projeto.

A 1ª fase, de recolha, tem como objetivo angariar fotografias, postais, cartazes, filmes e outros documentos que permitem traçar uma via de acesso à memória coletiva da cidade. Para além de contatos com as instituições vizelenses e bibliotecas da região, de modo a tornar este arquivo o mais abrangente possível, a Fundação Jorge Antunes convida a população a colaborar no projeto através da cedência de fotografias sobre Vizela, as suas paisagens, as suas gentes, modos de vida, festas ou acontecimentos marcantes. As fotos da avó na feira de Vizela, um passeio de barco no Parque das Termas ou a turma da escola da mãe são importantes, na medida em que contam um pouco da história da cidade.

Temas: pessoas; instituições; ruas e espaços; cenas da vida familiar; atividade política; atividade cultural; feiras e mercados; festas e romarias; património edificado; atividades económicas tais como a pesca, a agricultura, entre outras, desde que tenham interesse para a história local.

Os materiais poderão ser oferecidos ou então cedidos para digitalização, e posteriormente devolvidos aos seus proprietários. A cedência dos materiais para digitalizar é temporária, não havendo transferência de propriedade. Em cada documento será informada a propriedade e as condições de reprodução, se verificadas.

Podem ainda ser enviados por email, com autorização e identificação dos proprietários e uma breve descrição (data, local, contexto, pessoas).

As fases seguintes de preservação e registo passam pela digitalização e organização dos materiais e sua respetiva catalogação.

A divulgação da memória visual de Vizela, com base nos documentos recolhidos poderá passará pela criação de biblioteca de imagens física ou online, edição de livro ou exposição.

Partilhar