Instituto Politécnico de Guimarães inaugurado no AvePark

Guimarães passa a oferecer ensino técnico superior, com cursos especializados e direcionados para o tecido empresarial. Inauguração permitirá consolidar estatuto do Parque de Ciência e Tecnologia. Objetivo é triplicar número de estudantes nos próximos anos.




A abertura do Polo de Guimarães do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), inaugurado esta sexta-feira no AvePark, permitirá reforçar a capacidade argumentativa junto de instituições comunitárias para reafirmar a importância da construção de uma ligação direta ao Parque de Ciência e Tecnologia. A ideia foi defendida por Domingos Bragança, Presidente do Município, durante a sessão solene que assinalou oficialmente a abertura de portas da mais recente instituição pública de ensino superior no concelho de Guimarães.



Triplicar nos próximos anos o número de alunos, atingindo o meio milhar de matrículas, objetivo partilhado pelo responsável da Câmara Municipal e por João Carvalho, Presidente do IPCA, contribuirá para consolidar a necessidade de implementar o melhor traçado para fazer uma ligação fluída desde a saída da autoestrada em Silvares até ao AvePark e, consequentemente, à vila das Taipas e às freguesias envolventes.



«A instalação do IPCA dá dimensão crítica ao Parque de Ciência e Tecnologia e a toda a zona norte do concelho, com os seus habitantes a beneficiarem, também, desta via dedicada», referiu Domingos Bragança, numa sessão onde esteve igualmente presente José Ferreira Gomes, Secretário de Estado do Ensino Superior, entre outras individualidades convidadas.



«O IPCA, juntamente com o futuro Instituto Cidade de Guimarães, dedicado à biomedicina e materiais biomédicos, o Instituto de Medicina Regenerativa, o Instituto 3Bs, a Farfetch, uma das mais importantes empresas do mundo em comércio eletrónico, a empresa alemã Leonische, que emprega mais de 500 trabalhadores, permite que tenhamos mais argumentos junto das entidades comunitárias para que tenhamos a via dedicada ao AvePark, fundamental para que o crescimento do Parque de Ciência e Tecnologia seja uma realidade», disse Domingos Bragança.



Mais três centenas de alunos
Considerando que o AvePark é hoje um dos «ativos de Guimarães» e que no futuro terá de ser «uma das principais âncoras do desenvolvimento de Guimarães e da região», o Presidente do Município propôs a criação de sinergias, citando como exemplo o envolvimento da comunidade na «disponibilização de alojamentos e de habitações» para os estudantes. «A instalação do IPCA foi um processo muito fácil de se concretizar, porque houve muita vontade do senhor Presidente da Câmara e quando isso acontece tudo se torna mais fácil», afirmou o Secretário de Estado do Ensino Superior.



João Carvalho, Presidente da instituição de ensino superior público, também enalteceu o empenho da Autarquia na abertura do IPCA. «As instalações disponibilizadas pela Câmara de Guimarães e, sobretudo, o número de estudantes oriundos, especialmente, da região do Vale do Ave, que frequentam cursos profissionais secundários exigem que, no próximo ano, tenhamos mais 300 novos estudantes, pelo menos», referiu.



No ano de estreia, o Polo de Guimarães do IPCA apresenta como oferta os cursos de Mecânica Automóvel, Redes e Segurança Informática, Design do Calçado, Aplicações Móveis, Apoio à Gestão e Contabilidade e Fiscalidade, bem como dois cursos em parceria com o Instituto Politécnico de Bragança: Viticultura e Enologia e Comunicação Digital.

Partilhar