Os kits foram entregues no Agrupamento de Escolas de Vizela e de Infias e no Colégio de Vizela, onde estiveram presentes um elemento da Direção e a respetiva Psicóloga.
Cada kit distribuído continha três manuais: dois manuais “Igualdade +” e um manual “Os óculos da Igualdade”.
Igualdade +: Qualidade e Igualdade em Contexto Escolar
No âmbito do Projeto Equal Rights & Equal Duties, cofinanciado pelo Estado Português e pelo Fundo Social Europeu, tendo como organismo intermédio a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG), a AHME desenvolveu o "Igualdade +: Qualidade e Igualdade em Contexto Escolar". Este manual é dirigido a alunos e alunas do 3º ciclo do ensino básico e é transversal ao currículo das diferentes disciplinas. Pretende incorporar a perspetiva de género na educação através de um conjunto de atividades que visam promover a reflexão, a construção e o desenvolvimento de atitudes, valores e pensamentos onde exista uma visão igualitária do género. Ao longo do manual são propostas atividades a serem desenvolvidas pelos professores e professoras, com os respetivos alunos e alunas, sobre a igualdade de género, distribuídas por 6 temas: A. Género e Saúde; B. Violência em relações de intimidade; C. Segregação de profissões; D. Igualdade de oportunidades no acesso ao mercado de trabalho; E. Tráfico humano para fins sexuais e laborais; F. Participação do homem na vida familiar e participação da mulher na vida profissional.
Os Óculos da Igualdade: Guia de Análise de Manuais Escolares em Perspetiva de Género
No âmbito do Projeto Equal Rights & Equal Duties, cofinanciado pelo Estado Português e pelo Fundo Social Europeu, tendo como organismo intermédio a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG), a AHME desenvolveu o "Os Óculos da Igualdade: Guia de Análise de Manuais Escolares em Perspetiva de Género". Com este guia pretende-se convidar os professores e as escolas a olharem para os manuais escolares e materiais pedagógicos segundo uma perspetiva de género, analisando de que forma os seus conteúdos, atendendo tanto à componente textual como gráfica, poderão estar ou não a perpetuar estereótipos de género, promotores de desigualdades sociais. É constituído por uma checklist de análise dos manuais e materiais pedagógicos e do respetivo manual de utilização.