Hospital de Guimarães reforçado com mais 13 médicos

O Hospital da Senhora da Oliveira pretende, continuamente, reforçar e melhorar a sua capacidade de resposta e a qualidade dos seus serviços, assim como diminuir os tempos de resposta às solicitações dos cidadãos que procuram os seus serviços de prestação de cuidados de saúde.
Neste espírito, o Conselho de Administração do Hospital solicitou junto do Ministério da Saúde a melhoria de algumas especialidades, concretamente no que se refere ao aumento de recursos humanos médicos, em função de serem serviços com procura continuadamente em crescendo, podendo ser referido o exemplo de áreas tão sensíveis como a Oncologia.

A solicitação do CA foi aceite pelo Ministério, tendo sido publicado em Diário da República, esta semana, o Despacho que permite a abertura de concurso para o ingresso de médicos no Hospital. Foram contempladas para o Hospital de Guimarães uma totalidade de 13 vagas para preencher por clínicos com o internato médico concluído.

Concretamente, os lugares a preencher são de uma vaga para cada das especialidades de Anestesiologia, Cirurgia Geral, Gastrenterologia, Ginecologia/Obstetrícia, Medicina Física e de Reabilitação, Neurologia, Oftalmologia, Oncologia, Ortopedia, Pediatria e Pedopsiquiatria; Medicina Interna foi contemplada com duas vagas.

Segundo a legislação, «a seleção e ordenação dos candidatos é efetuada de acordo com a nota da classificação final do internato médico e, em caso de igualdade, por ordem decrescente, em função da nota obtida na avaliação contínua no âmbito do mesmo internato e da nota da habilitação académica considerada para efeitos de ingresso no internato».

Refira-se ainda que o Hospital de Guimarães, no grupo de hospitais onde se insere e que têm dimensão semelhante, tem revelado uma das maiores taxas de formação e de retenção de médicos especialistas. Espera-se que em breve o Hospital possa contar com os serviços de mais estes 13 médicos.


Partilhar