Câmara Municipal presta homenagem a Padre Constantino Matos de Sá com atribuição de toponímia

"O Executivo Municipal vota, em reunião de Câmara da próxima quinta-feira, a atribuição da toponímia Avenida Padre Constantino Matos de Sá à ligação da Via Alternativa à EN 106 à Rua Bráulio Caldas, perpetuando o seu nome na história da toponímia do Município."


A proposta do Executivo Municipal, na pessoa do Presidente da Câmara, foi apresentada na reunião ordinária da Comissão Municipal de Toponímia, realizada a 27 de outubro, como reconhecimento da Câmara Municipal pela dedicação e trabalho deste ilustre vizelense ao serviço do Município de Vizela.

Entendeu o Presidente da Câmara Municipal, ao propor a atribuição desta toponímia que ‘este era o momento para homenagear uma grande figura do Município de Vizela, reconhecida por todos pelo trabalho realizado, tanto a nível paroquial como social, junto da comunidade vizelense. A sua capacidade e visão permitiram dinamizar atividades e parcerias e desenvolver projetos muito importantes para o Município de Vizela’.

De destacar que o Padre Constantino Matos de Sá completou este ano 46 anos de sacerdócio, sempre na Comunidade Paroquial de São Miguel das Caldas de Vizela. É, desde julho de 2013, Arcipreste de Guimarães e Vizela.

Mas, desde sempre, esteve ligado a várias instituições como a Associação dos Dadores Benévolos de Sangue e esteve na origem da Rádio Vizela, da Fundação S. Miguel e do Núcleo da Cruz Vermelha de Vizela. Foi apoiante na criação da Confraria de São Bento das Pêras, tendo sido o primeiro Presidente da Comissão Administrativa.

O movimento rotário é um dos projetos sociais em que está envolvido e o Centro Social Paroquial de S. Miguel a obra que criou com as valências de ATL, Lar de Idosos, Apoio ao Domicílio e Centro de Dia e Convívio.

Já a 19 de março de 2011, a Câmara Municipal de Vizela conferiu-lhe a Medalha de Mérito Municipal, Grau Ouro, condecoração atribuída na sessão solene comemorativa do 14.º aniversário do Município de Vizela.

A atribuição desta toponímia traduz-se em mais um reconhecimento público da Câmara Municipal a um homem cujo nome ficará, desta forma, e para sempre, ligado ao Município de Vizela.

Na reunião ordinária da Comissão Municipal de Toponímia, realizada a 27 de outubro, foi também aprovada, por proposta da União de Freguesias de Tagilde e Vizela (São Paio), a toponímia Caminho Manuel Jorge de Oliveira Baptista Faria, que foi membro da Assembleia de Freguesia de S. Paio e Secretário da Junta daquela freguesia.

Este sampaiense, não sendo nascido na terra, participou ativamente nas instituições e associações da freguesia. O seu trabalho em prol da freguesia foi e é reconhecido por todos, permitindo ajudar gratuitamente os seus habitantes nos mais diversos problemas, mais especificamente na área contabilística, da qual tinha formação e exercia a sua profissão.

Assim sendo, entendeu a União de Freguesias de Tagilde e Vizela (São Paio), que ‘pessoas como Manuel Jorge de Oliveira Baptista Faria devem merecer o reconhecimento da comunidade e ser homenageadas, tendo em consideração que são pessoas que ajudam os outros sem pedir nada em troca. Merecem por isso o nosso reconhecimento e agradecimento’.

Gabinete de Relações Públicas e Internacionais da CMV
22 de novembro de 2016

Partilhar