Estádio do Vizela e o doador dos terrenos fizeram anos ontem.

Tratou-se apenas duma pura e feliz coincidência: o estádio do Vizela foi inaugurado a 12 de novembro (1989), a data de nascimento de Fernando da Costa Vieira (1946), o vizelense (na foto ao lado da esposa Agostinha Vieira) que ofereceu o terreno para a construção daquele importante recinto desportivo.

A escolha da data da inauguração do estádio em 1989 obedeceu a diversos fatores, logo a começar pela disponibilidade do ministro Valente de Oliveira e da disponibilidade de um clube da I Divisão em estar presente. O Vizela pretendia o FC Porto mas este clube revelou falta de agenda e o convidado acabou por ser o Boavista presidido pelo major Valentim Loureiro.

Fernando Vieira, ex-proprietário da empresa Vilage e residente com a sua família na ermida de S. Bento das Peras, foi o presidente do FC Vizela que levou este clube à I Divisão Nacional. Alfredo Santos seria o presidente que o substituiu nessa caminhada única do Vizela pelo campeonato maior português.

Antes de abandonar as funções de dirigente do Clube, Fernando Vieira ofereceu os terrenos onde foi construído, apenas com uma bancada, o atual estádio. O presidente da inauguração foi Abílio Pimenta. A data foi escolhida por acaso mas teve essa brilhante coincidência.
Fernando Vieira esteve ausente da inauguração do estádio mas os vizelenses nunca esqueceram a sua oferta havendo mesmo quem defendesse (e defenda) que o estádio deveria ter o seu nome.

O Estádio só estaria pronto a receber competições quatro anos depois do FC Vizela ter disputado o campeonato da I Divisão em Guimarães e mais tempo depois de Fernando Vieira ter oferecido os terrenos.

12 de novembro, data de inauguração do estádio e de aniversário de um ex-presidente do FCV (o seu nome também tem as iniciais FCV) que deixou ficar a sua marca desportiva e estrutural no clube vizelense.

História
O Estádio do Futebol Clube de Vizela é inaugurado pelo ministro Valente de Oliveira. Waldemar Araújo, Valentim Loureiro e Marques Mendes entre os convidados de honra. Abílio Pimenta é o Presidente do Futebol Clube de Vizela.
O dia é de forte temporal, mas o público comparece no estádio e assiste à festa.
O Vizela defronta o Boavista (os outros clubes mostraram-se indisponíveis) em jogo inaugural com os seguintes jogadores: Sérgio, Paulo Antunes, Rifa, Bobby, Zé Carlos, Lima Pereira, Adélio, Altino, Macarrão, Douglas e Filipe.
O Boavista jogou com Alfredo, Jaime, Garrido, Valério, Marcos António, Casaca, Forbes (Agatão), Parente (Jorge Silva), Phil Walker, Armando (Holberg) e Isaías. O árbitro foi Fortunato Azevedo de Braga. O Boavista venceu por 0-2 com golos de Forbes e Isaías.

Partilhar