Rio Vizela "inunda" Assembleia da República

O projeto de resolução elaborado pelo do Grupo parlamentar do bloco e que recomenda medidas urgentes para a despoluição do rio Vizela vai ser discutido no parlamento, dia 15, próxima quarta-feira. De Vizela partem vários vizelenses que vão assistir ao debate.


Deste modo, “o Bloco pretende combater a degradação em massa de toda a Bacia Hidrográfica do Rio Ave mas para que isso aconteça é necessário previamente arrancar com a despoluição dos seus efluentes como o Rio Vizela”, vincou Pedro Soares, deputado eleito pelo círculo eleitoral de Braga e coordenador da distrital de Braga durante uma conferência de imprensa do bloco em Vizela, esta segunda-feira.


Com este projeto lei, o Bloco pretende acentuar a fiscalização dos casos de poluição do rio. “Não há uma fiscalização direta sistemática”, frisou o parlamentar. Este projeto lei defende ainda a monitorização em tempo real da qualidade da água do rio Vizela. Deste modo, “permite produzir a prova e detetar de imediato os casos de poluição no rio, para além da monitorização da qualidade da água em tempo real”, refere Pedro Soares.


Nas últimas décadas, a região do Vale do Ave sofreu um investimento de centenas de milhões através de programas específicos, quer nacionais quer europeus, só para a despoluição do Rio Ave. Após tantos anos de investimento, Pedro Soares questiona como é que a Bacia Hidrográfica do Ave permanece bastante poluída.

DALILA MONTEIRO (Gabinete Imprensa do BE)

Partilhar