Coração Azul com carta aberta ao Ministro do Ambiente

A Coração Azul enviou uma carta aberta ao Ministro do Ambiente (que pode ler aqui) aproveitando mais uma vez para pedir aos decisores políticos para colocarem o Ambiente no centro das planificações futuras e nas estratégias de desenvolvimento. Recorda também que o jovem concelho de Vizela festeja no próximo fim de semana o 19º Aniversário, e a Coração Azul irá dinamizar uma caminhada pelas margens do Rio Vizela, a II Rota do Bolinhol.



Carta aberta ao Ministro do Ambiente



Assunto: Bem-vindo a Vizela… mas inspire-nos!


Boa Tarde Exmo. Senhor Ministro do Ambiente João Pedro Matos Fernandes, Vizela comemora no próximo fim-de-semana o seu 19º aniversário como já deve ter sido informado e a sua visita não podia chegar em melhor altura. Por isso mesmo seja bem vindo a Vizela e invista algum tempo para falar com os nossos decisores políticos porque Vizela e o povo de Vizela está desejoso de ação. Precisamos de menos palmas e mais acções.

Lemos recentemente que o “Estado vai suspender atividade de empresas que poluam rios”, que o “Estado vai aplicar medidas cautelares”, que vai “reforçar a vigilância” e que “as coimas após a ida aos tribunais “não valoram devidamente o bem jurídico Ambiente”.

C.O. afirmou recentemente que “Há homens que marcam o seu tempo e por isso são grandes. Há homens que marcam o seu tempo e antecipam o futuro e por isso são imensos.”. Precisamos que a sua vinda nos elucide quanto ao futuro. Precisamos de uma Vizela pioneira nos avanços ambientais. Precisamos de mais ambiente e ainda mais Ambiente.

Conhecemos o seu curriculum e acreditamos que tem visões futuristas em termos ambientais, especificamente nos recursos hídricos, nos recursos florestais, nos recursos de ordenamento do território… e, esperemos nós, que a temática dos animais possa também ser um tema querido para si.

Precisamos de um rio limpo, mas não de pistas de pesca desportiva. A fauna e a flora devem recuperar o seu estado natural. Precisamos de uma floresta devidamente cuidada para não vermos constantemente os nossos Bombeiros a correr riscos. Precisamos de um destacamento da SEPNA Vizela, Guimarães parece estar às vezes noutro país. Precisamos de reforço na sensibilização e na educação das populações jovens, adultas e seniores. Mais acção e menos reação. Precisamos de mais ambiente e ainda mais Ambiente.

Que a sua presença em Vizela se faça sentir, que Vizela possa ser um concelho pioneiro e piloto das temáticas mais avançadas a nível ambiental. Que possamos ver uma “Suécia” em Vizela, que possamos ser novamente a terra da Rainha de Portugal.


Obrigado pela atenção a este assunto,
Seja bem vindo a Vizela,
O Grupo de Voluntários da Associação Juvenil de Apoio aos Animais

Partilhar