Rio Vizela é tema do 19º aniversário

Como não poderia deixar de ser, e aproveitando a presença do Ministro do Ambiente, João Fernandes, os apelos para a resolução da poluição do Rio Vizela chegaram por parte de todas as forças políticas e instituições que usaram da palavra na sessão solene do 19º aniversário do Concelho de Vizela.
Drª Maria do Regate Salta, Padre Adelino Rosas e a Rádio Vizela receberam a Medalha de Mérito Municipal - Grau Prata.



A cerimónia, já depois da missa solene, teve continuidade junto ao edifício sede da CM Vizela com o hastear das bandeiras - que contou com a presença e actuação da Sociedade Filarmónica Vizelense e da Fanfarra da RAH dos Bombeiros Voluntários de Vizela - seguindo-se os discursos e homenagens no Auditório Luís Lopes Guimarães.



Dinis Costa, presidente da CMV, enalteceu a evolução de Vizela após a criação do concelho, que faz prova de que os anos de luta valeram, e continuarão a valer a pena. Para o futuro, apontou a importância do associativismo do concelho, e a consolidação orçamental em curso, que permitirão olhar para o ano corrente e para os seguintes com garantia de sustentabilidade económica, financeira e social.

A luta autonómica do povo de Vizela é um marco na história não só do concelho mas também do país. E foi nesse sentido que o Ministro João Fernandes fez questão de começar o seu discurso.
A pasta que tutela foi também um dos pontos chave, com a principal temática a ser o estado do Rio Vizela. Deixou a promessa de trazer para a segunda metade do ano um projecto para melhorar a qualidade da água, mas que por si só não resolverá o problema, que terá de ser irradiado em cooperação com o poder local e incidir nos prevaricadores.

Deixou também uma palavra de agradecimento aos homenageados, que apesar de não serem naturais de Vizela - no caso de Maria do Resgate e Adelino Rosas - contribuíram em muito para o seu engrandecimento, e no sentido inverso um louvor para a terra de Vizela que os soube acolher, receber e reconhecer o seu trabalho em prol da comunidade.







Drª Maria do Resgate Salta

Raúl Pereira (1º Presidente da Cooperativa da Rádio Vizela)

Padre Adelino Rosas






Partilhar