A Vizela Romana anda a correr o mundo em iniciativa da Unidade de Cuidados Continuados


Coliseu de Roma-Itália (Rogério Oliveira)
Quem frequenta as redes sociais como o Facebook já deu conta que a imagem da Vizela Romana está a tornar-se omnipresente em todo o mundo. Ora está no Coliseu de Roma, na Muralha da China, na Estátua da Liberdade nos EUA, na Torre Eifel, etc. Nem o presidente Marcelo escapou à foto da praxe com a estatueta à sua frente segura por Sara Silva em Lisboa. A iniciativa está a ter grande sucesso e partiu da UCCI de Vizela que vende as imagens.

VATICANO-ITÁLIA (Rogério Oliveira)
Quioto (Maria José Ribeiro)
Suiça-Genéve (Fernando Barbosa)
Estádio do Vizela (FCV)
Moçambique (Glória Sousa)
Tailandia (Cristina Oliveira)
Alemanha-Berlin (Gil Martins)

A estatueta é levada para os mais variados pontos do Globo por vizelenses que depois a expõe em posição frontal a monumentos ou outros pontos identificativos do País onde é fotografada,

Depois a foto é publicada na página do Facebook da instituição e o sucesso está a ser enorme.


O enfermeiro Jorge Oliveira (na foto), um dos responsáveis da UCCI da Santa Casa da Misericórida de Vizela resume como surgiu esta iniciativa:


«O atelier da Unidade de Cuidados Continuados decidiu inovar. E nada mais agradável que fazê-lo com base nas tradições da Nossa terra.
Assim, seguindo as pisadas de outros “vizinhos” do Minho, nomeadamente, o tão conhecido Galo de Barcelos, que passou a envergar cores vibrantes e alegres, e com os sábios ensinamentos da nossa Voluntária Ester Monteiro, vestimos a imagem já tão conhecida dos Vizelenses de cores alegres – A Vizela Romana.
Estados Unidos da América (Agostinho Sousa)

Para além de constituir mais uma atividade, também temos aliado o sentido das tradições, pelo que é uma oportunidade de dar a conhecer a história de Vizela.

Assim, reza a lenda, que a Vizela Romana se encontra intimamente ligada à abundância das águas desta Terra. Segundo a historiadora Maria José Pacheco, (…) não é mais que a personificação de uma ideia que concebe a existência de Vizela, a partir de um gesto generoso de uma deusa ou ninfa do Olimpo, que decidiu presidir ao nascimento de uma localidade, lançando sobre a terra, como uma concha, água que fez brotar um rio e nascentes de água cálidas.
Cabo Verde (Jorge Oliveira)
Alimentados pelo interesse que a “nossa Romana” despertou e sentindo os vizelenses como orgulhosos das suas raízes decidimos demonstrá-lo além fronteiras. O projeto #vizelaromanapelomundo pretende que os vizelenses e pessoas que gostam de Vizela exibam a imagem da Romana em todo e qualquer local do globo terrestre, partilhando-a nas redes sociais.
Espanha-Sevilha (David Topete)

O objetivo é chegar o mais longe possível.

Iniciamos a viagem em Fevereiro de 2017 e temos como objetivo temporal 1 ano. No final deste período organizaremos uma exposição com todas as fotografias da Vizela Romana, contando com a presença dos autores.
Ana Silva (Açores)
A Vizela Romana é adquirida a um artesão vizelense e de seguida pintada pelos utentes da Nossa Unidade. Os objetivos lúdicos, terapêuticos e culturais orientam esta “caminhada”.

Como referi podem participar nesta atividade vizelenses e pessoas que gostam de Vizela. A aquisição das Romanas é feita na recepção da Unidade de Cuidados Continuados de Vizela.»
------


O APELO LANÇADO NA NET
Desafio: VIZELA ROMANA PELO MUNDO
A Unidade de Cuidados Continuados de Vizela quer levar o “Orgulho Vizelense” além fronteiras.
De que forma?!
Levando uma "Vizela Romana", pintada pelos nossos utentes, na tua viagem até ao local mais inesperado do nosso Globo!
Alinhas?!
Passa na recepção da UCC, escolhe a tua "Vizela Romana" e depois usa a imaginação para uma fotografia em qualquer ponto do território mundial, partilhando-a nas redes sociais com o hashtag #vizelaromanapelomundo e identificando a SCMVizela/Unidade de Cuidados Continuados

Partilhar