Caminhada “Aldeias das Margens do Rio Vizela”

No passado dia 10 de abril, comemorou-se o 16.º aniversário da Associação Vimaranense para a Ecologia. Para celebrar a efeméride com a comunidade de associados e amigos, a AVE convida a festejar em Fafe, com a caminhada “Aldeias das Margens do Rio Vizela”!

«Ao longo de aproximadamente 15 km, as águas puras e cristalinas dos ribeiros, os bosques de carvalhos e os pequenos campos laboriosamente trabalhados que ladeiam o rio Vizela convidam o caminhante a sonhar. A atividade está agendada para 23 de abril (domingo).

O percurso, baseado no PR2, tem início na aldeia de Lagoa, junto ao santuário da Senhora das Neves, e leva os caminhantes a conhecer várias aldeias situadas ao longo dos primeiros quilómetros do rio Vizela – Gontim, Felgueiras, Pedraído e, claro, Lagoa -, além dos antiquíssimos e interessantes caminhos rurais, por calçadas mais ou menos preservadas, num sobe e desce constante pelas encostas das Serras de Fafe.

Hora/Local de encontro: 8h40, em frente à entrada da Universidade do Minho, em Azurém.
Hora/Local de partida da caminhada: 9h30, no largo da Igreja da Senhora das Neves, em Lagoa.
Duração da atividade: 7 a 8 horas
Distância: 15 kms
Dificuldade: média, com alguns segmentos de piso muito irregular.

Para mais detalhes sobre o percurso e logística, recomendamos a consulta do roteiro e o acompanhamento do evento Facebook

Cada participante deverá levar comida e bebida para pique-nique durante a caminhada, a realizar sensivelmente a meio do percurso. A participação é gratuita. Devem levar roupa e calçado adequado às condições climatéricas.

NOTA: esta caminhada não inclui seguro e pode ser adiada ou alterada por razões externas à organização.

A Direção: AVE - Associação Vimaranense para a Ecologia

Partilhar