Câmara de Guimarães inaugura requilificação de rua em Moreira

Rua liga Vizela à igreja de Moreira de Cónegos. As comemorações do 24 de Junho ficarão ainda marcadas, nas Caldas das Taipas, pela inauguração do polidesportivo do parque de lazer, assim como das renovadas instalações de apoio ao parque de campismo da vila. A cerimónia está marcada para as 12 horas de sábado.


A Câmara Municipal de Guimarães anunciou o programa oficial das comemorações do 24 de Junho – Dia Um de Portugal e feriado municipal. Como tem sido hábito nos últimos anos, a jornada será aproveitada para a inauguração de alguma intervenções promovidas no município pela autarquia.

Serão ao todo cinco as inaugurações, todas em diferentes localizações do concelho de Guimarães. O programa terá início pelas 9 horas com o hastear de bandeiras no edifício da Câmara Municipal de Guimarães, cerimónia que contará com a participação da fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Guimarães.

Seguir-se-á a missa solene, na Igreja da Oliveira. Às dez horas será dada a partida, junto ao Estádio D. Afonso Henriques, do Passeio de Bicicleta do Dia Um de Portugal, uma iniciativa da Associação de Ciclismo do Minho, que contará com os atletas Fernando Meira, Pedro Mendes, Cândido Barbosa e Allan Cocato entre os participantes.

Segue-se o périplo pelo concelho, com passagem por Moreira de Cónegos (Inauguração da Requalificação e Beneficiação da Rua Dona Laurinda Ferreira de Magalhães); por Ronfe (Inauguração do Parque de Lazer); e pelas Caldas das Taipas, onde às 12 horas está prevista a inauguração do polidesportivo e das novas instalações de apoio ao parque de campismo da vila.

Para a tarde, está agendada a Sessão Solene do 24 de Junho, no Paço dos Duques de Bragança. Nessa altura, serão entregues as condecorações honoríficas. Este ano, entre as individualidades que merecerão condecoração por parte do município estarão os ex-futebolistas Alex e Pedro Mendes; Tony Miranda, conhecido costureiro vimaranense; o presidente do Lar de Santa Estefânia, Fernando Alves Pinto; António Gama Brandão, médico; José Guimarães, ex-diretor do Hospital Senhora da Oliveira; e ainda Salvador Silva, da Casa da Marcha Gualteriana.

Além destes, estarão também os comandantes de bombeiros das corporações de Guimarães e das Taipas – Bento Marques e Rafael Silva, respetivamente. Estas duas nomeações surgem em consequência no Regulamento Municipal de Concessão de Benefícios, recentemente aprovado pela autarquia, que permite às associações de bombeiros indicarem dois nomes para serem condecorados.

O programa comemorativo será retomado às 10 horas de domingo, 25 de junho, para a Meia Maratona de Guimarães e para a última inauguração, desta feita do Centro de Ciclismo do Minho, no Parque de Lazer de Souto Santa Maria.

Partilhar