Recolha de sangue nas Festas de Vizela

Inserida na Campanha Especial de Verão, Festas da Cidade 2107, a Associação dos Dadores Benévolos de Sangue de Vizela, promoveu no passado sábado mais uma recolha, desta feita, realizada na Escola Secundária de Vizela, em virtude de se prever uma adesão maior que em anos transatos, o que veio a acontecer.


A população correspondeu ao apelo que lançado e compareceu em grande número, apesar do calor que se fez sentir. Registaram-se 100 inscrições, 67 dádivas e a presença de 13 novos Dadores, aumentando as dádivas em cerca de 70%, comparativamente com o ano transato.

No entanto, os números podiam ser muito superiores, pois algumas dezenas de Dadores viram gorada a possibilidade de efetuarem a sua dádiva, após imenso tempo de espera, em virtude da inexplicável atitude do Instituto Português do Sangue e Transplantação que, apenas se fez acompanhar de material para efetuar cerca de 60 recolhas. Este facto é incompreensível, considerando a natural preocupação do IPST que, devido à redução de dádivas nesta altura de verão, lança campanhas especiais para este período, e para as quais pede o apoio das Associações. A Associação Vizelense, sensibilizada para este problema, trabalhou imenso junto da população no sentido de a alertar para o problema, e a repercussão foi excelente, no entanto a desilusão foi grande quando se vê frustrada a expectativa dos Dadores, e se apresenta como justificação, a falta de meios materiais e humanos.

A Associação dos Dadores de Sangue de Vizela, mais uma vez agradece aos Dadores o seu gesto altruísta e, pelo sucedido, apresenta as suas desculpas, comprometendo-se, como é sua obrigação, a apresentar uma reclamação ao Instituto Português do Sangue e Transplantação, para evitar que estas situações se voltem a repetir.
A próxima recolha, ainda inserida na Campanha Especial de Verão, vai realizar-se no próximo dia 10 de setembro, entre as 09:00 e as 12:30, no Centro Paroquial de Santo Adrião.

Partilhar