"Balanço de campanha Vizela Sempre"

COMUNICADO - Após o anúncio a 31 de maio de 2016, numa terça-feira à noite perante mais de 300 pessoas reunidas na Casa do Povo de Vizela, o candidato Victor Hugo Salgado afirmava: "Mais do que ser socialista, sou vizelense a minha terra está acima de qualquer partido".


E foi pelo querer bem à nossa terra que esta caminhada teve inicio.
 Desde logo, foram feitos vários contactos, procurando pessoas com vontade de trabalhar num projeto, que se denominou “Vizela Sempre”, pois era esta, a pedra basilar que nos unia e nos impulsionava na criação de um Programa Eleitoral válido, responsável e que respondesse à estagnação a que se assistia.

No 23 de julho de 2016, promovemos uma apresentação na marginal ribeirinha, com aquilo que era um projeto de intervenção na vida política vizelense, assumindo a candidatura independente à Câmara de Vizela com a presença de 3500 pessoas. E a partir daí, foi o desenrolar natural de uma equipa que quer marcar a diferença, auscultamos a sociedade civil, através da audição dos seus mais variados interlocutores, formais e informais, por todo o concelho, quer através da promoção de tertúlias temáticas, quer através de visitas sistematizadas e reuniões de trabalho com os representantes das associações e instituições desportivas, de ação social, escolares, entre outras.

Estas visitas foram sempre muito enriquecedoras, permitindo realizar um diagnóstico muito importante, pois foi através dele que foi possível à equipa responsável pela elaboração do Programa Eleitoral, tendo como timoneiro o Dr. Armindo Faria, criar soluções que dessem respostas realizáveis, às necessidades e aos problemas destas associações/instituições.

E assim se criou um Programa Eleitoral: “E, que ninguém duvide, foi deste árduo, persistente, mas compensador trabalho de busca permanente e de interação com a comunidade que se reforçou em nós a maior consciência da necessária e urgente inversão da prática vigente de gestão autárquica e daí a plena convicção, de que o programa eleitoral que, na sua globalidade, infra vamos apresentar, essencialmente, merecerá o inequívoco apoio e adesão do nobre Povo de Vizela, que o Movimento Vizela Sempre se propõe servir.” (in Programa Eleitoral- Movimento Vizela Sempre)
Foram realizadas variadíssimas tertúlias com temas transversais e importantes para os vizelenses: “Restauração do concelho de Vizela”; “Regeneração urbana e simplificação administrativa”; “Dia da Mulher”; “Desporto para todos”; entre outras...

Já no âmbito da divulgação dos nossos candidatos às Freguesias e Câmara Municipal, promovemos vários jantares de apresentação, com 400 pessoas em Sta. Eulália – Restaurante Pedra Azul; 500 pessoas em S. Miguel e S. João – Casa Park; 500 pessoas em Tagilde e S. Paio – Quinta de Sub-Igreja; 500 pessoas em Infias – Pavilhão da Escola de Infias e terminando com um Mega- jantar no EsKada, com cerca de 1400 pessoas.



Também os mais jovens tiveram uma palavra a dizer, apresentado as suas ideias para o concelho, no dia da Festa da Juventude - realizada no antigo Casino, que esteve aberto todo o dia para atividades com eles, e terminando com um concerto onde participaram as bandas vizelenses: Bikini Cigarette, The Zool e US Q. Mais para o fim da campanha, foi realizada a Festa da Juventude no Maquias Club, com um apoio enorme por parte dos nossos jovens.
Há medida que a campanha eleitoral foi avançando, também as iniciativas se foram modificando, agora mais centralizadas nas pessoas, no chamado, porta-a-porta. As equipas de cada freguesia organizaram-se e foram distribuindo flyers, com os candidatos, apresentando as ideias para relançar a freguesia, apostando na sua dinamização, e ao mesmo tempo foram ouvindo as preocupações daqueles, que parecem ser pequenos problemas para nós, mas que condicionam e muito o dia-a-dia de quem reside em certos locais.

Também ao nível dos meios de comunicação, fomos informando, regularmente, os órgãos de comunicação social sobre os nossos eventos e atividades a realizar. Criamos uma página na internet, onde colocamos a informação mais relevante do Movimento Vizela Sempre e a possibilidade de interação com a equipa através do Programa Eleitoral Participativo.
Também nas redes sociais, a atividade foi intensa através da página de Facebook. Desde, as transmissões ao vivo das várias tertúlias, das arruadas, dos arraiais até às informações do dia-a-dia da campanha, esta página pode ser encarada como um diário de todo este nosso longo percurso.
Criamos ainda um jornal de campanha, que veio complementar toda esta panóplia de informação, com artigos informativos e esclarecedores.
Criamos um hino de raiz, que nos acompanhou, e acompanha, durante todo este caminho, com uma música e uma voz que em muito orgulha a comunidade vizelense.

Promovemos a apresentação no Fórum Vizela, de toda a equipa que integra a Câmara Municipal e a Assembleia Municipal e também um arraial e uma arruada em cada freguesia, para mostrar a constituição das listas dos candidatos das freguesias aos seus eleitores, e também, para que dessa forma pudessem verificar, que aquilo que está escrito num papel de campanha, não é uma mera promessa, pois deste lado existirá sempre uma cara amiga que lá estará para o servir e ajudar.

Nestas apresentações públicas tivemos variadíssimos artistas presentes: Quim Barreiros, SEDARF, ALEZIV, 4 Mens, Cavaquinhos da Casa do Povo, José Cid, Augusto Canário, etc... mas o mais importante tivemos a ajuda de dezenas de vizelenses que nos deram o apoio logístico necessário para que tudo corresse bem e funcionasse.
Aqui, a nossa enorme gratidão para com estes homens e mulheres, que muito deram de si nesta campanha e sem esperar protagonismos, disseram sempre : presentes!!!
Obrigada vizelenses por nos receberem de braços abertos!!
Vizela Sempre...

Partilhar