Gala de Aniversário do Grupo LASA este sábado em Vizela

Este sábado, pelas 19 horas, no Eskada, o Grupo LASA, fundado por Armando da Silva Antunes (foto), vai homenagear os seus colaboradores com mais de 25 anos de serviço "que pela sua dedicação e desempenho, ajudaram o Grupo a afirmar-se como uma referência no sector dos têxteis em Portugal e no Mundo". O Grupo Lasa emprega 800 trabalhadores e fatura cerca de 70 milhões. Ministro da Economia está convidado e os presidentes das Câmaras de Vizela e de Guimarães.

Armando Antunes e os filhos Fátima Antunes, José Antunes e Isabel Antunes.
-----
O Grupo LASA, o qual hoje conta com mais de 800 colaboradores diretos, cerca de 70 Milhões de Euros em faturação consolidada, e exporta 85% do que produz em Portugal (em Guimarães e Vizela).
Armando Antunes do lado direito de Manuel Campelos
Para além da área do têxtil-lar, o Grupo incorpora outras atividades como é o caso da rede de lojas com cobertura nacional, da produção de energia e da promoção imobiliária ao nível local e no Porto, onde neste momento conta com investimentos em curso na ordem dos 35 Milhões de Euros.
Para este evento, Armando Antunes convidou o Ministro da Economia – Manuel Caldeira Cabral (aguardando a organização do evento confirmação), os Presidentes dos Municípios de Vizela (Dinis Costa) e Guimarães (Domingos Bragança) e respetivos vereadores para a área económica, para além de outras individualidades.


HISTORIAL GRUPO LASA
Fundada por Armando da Silva Antunes em 1971, após vários anos a laborar na área do comércio, mais especificamente na venda de lenços de bolso e panos de cozinha, em 1980, a empresa LASA arrancou com um projeto industrial dedicado exclusivamente à produção de atoalhados em felpo para o banho. Desde então, durante mais de 30 anos, a LASA fundou e adquiriu empresas, numa política contínua de solidificação, criação de massa crítica, dimensão e procura de novas oportunidades, o que lhe permitiu ter hoje uma oferta ampla e complementar em tudo o que são produtos têxteis para a casa.

Vista aérea da empresa Lasa
Todas as empresas do Grupo LASA estão situadas no Norte de Portugal, em Guimarães, no coração da indústria têxtil, e todas possuem um parque de máquinas moderno, assente numa política de investimentos permanente, empregando mais de 800 pessoas e ocupando uma área coberta de cerca de 40.000 m2.
A excelência nos processos de criação e inovação, a sua capacidade produtiva, a plataforma logística criada e a dinâmica comercial desenvolvida e implementada, em resumo o “know-how” adquirido ao longo dos anos, foram e são os fatores de sucesso dos negócios do Grupo LASA.

Após a sua afirmação exclusivamente no mercado nacional, durante dois anos, a empresa LASA teve como primeira experiência internacional a Bélgica, em 1973. Somente no ano de 1979, a LASA decidiu expandir os seus negócios para o Reino Unido, a França e a Noruega, que manteve em consolidação até 1985. Com a entrada de Portugal para a CEE, em 1986, e como consequência natural do alargamento do mercado interno europeu, foi então possível à LASA começar a fazer negócios em Espanha, Alemanha e Itália, que rapidamente passaram a ser mercados muito importantes. A partir do ano de 1999, a LASA começou a exportar os seus produtos para os EUA e o Canadá, a que se juntou mais tarde o México, também. Os negócios com os Países Nórdicos iniciaram-se bem cedo, em 1979, essencialmente com a Noruega, à qual se foram juntando paulatinamente a Suécia, a Finlândia e a Dinamarca.
O Grupo LASA opera com estrutura própria em Espanha e na Alemanha, desde os anos de 1999 e 2000, respetivamente. Possui, ainda, delegações comerciais em França, Itália, Reino Unido, Suíça e Japão devidamente preparadas para responderem a qualquer solicitação, em qualidade e com um serviço rápido.

FILASA
A FILASA - Fiação Armando da Silva Antunes S. A., nasceu em 1986 e, muito rapidamente, se transformou numa importante referência no setor da fiação, quer a nível nacional, quer mesmo europeu. A empresa está atualizada com as máquinas mais modernas, produzindo todo o tipo de fio à medida das necessidades dos clientes, e é um garante de serviço idóneo, personalizado e qualificado. A FILASA é uma empresa especialista de fiação, como comprovam as diversas certificações de qualidade que possui ao nível do produto, do serviço e do ambiente: ISO 9001: 2008, OEKO-TEX, GOTS, BELCORO entre outras. Ao longo do tempo, a empresa apostou numa oferta alargada de matérias-primas, fios e telas, em regime de stock service permanente e de trading. A trading funcionou sempre como um complemento à própria produção, numa simbiose entre a oferta e a procura e numa boa relação entre a qualidade e o preço. A FILASA oferece, também e ainda, aos seus clientes um bom serviço de tingimento de fios. A preparação e especialização dos trabalhadores e técnicos existentes, permitem à FILASA possuir a tecnologia mais avançada e desta forma poder oferecer aos seus clientes e ao mercado as soluções mais inovadoras.

LUZMONT
Adquirida pela LASA em Abril de 2000, para complementar a sua oferta de artigos têxteis para a casa. A LUZMONT2 – Têxteis S.A., dedica a sua atividade essencialmente à produção de artigos de mesa, cama e decoração. Desde o ano 2000, até à presente data, a LUZMONT fez elevados investimentos que possibilitaram a sua modernização, por um lado, e a venda de produtos mais inovadores e apelativos para o cliente, por outro. Nos artigos de cama estão incluídos os lençóis e edredons, os cobertores, as mantas e as colchas. Esta diversidade de produtos garantiu ao Grupo LASA, com a LUZMONT ter a possibilidade de facilmente combinarem e apresentarem coordenados completos nos mais variados desenhos, cores, qualidades e tecidos.

A&A - Home Collection
Com o início de atividade em 2011, a A&A - Home Collection apresenta as soluções de decoração mais sofisticadas existentes no mercado. Vocacionada para trabalhar essencialmente com decoradores, arquitetos de interiores, ateliers e lojas de decoração, a A&A - Home Collection tem no seu portefólio um vasto conjunto de tecidos para estofo, banquetas, cortinas, cortinados, mantas, colchas, almofadas decotrativas, bem como papel de parede e outros revestimentos. A A&A - Home Collection comercializa, ainda, tecidos FR, retandantes de fogo, e também, uma variada gama de tecidos para o exterior. Para além da sua coleção própria de tecidos, comercializa e distribui, em exclusivo, os editores de tecidos, revestimentos e papéis de parede das licenças:
THIBAUT (www.thibautdesign.com), ANNA FRENCH (www.annafrench.com), TEXAM HOME (www.texamhome.com), e WEMYSS (www.wemyssfabrics.com).

Processo Produtivo
Desde o a chegada da semente do algodão, os técnicos  e Departamento de Qualidade da FILASA, inspecionam a matéria prima e o seu produto final garantindo um bom inicio para todo o processo vertical do Grupo. Utilizando modernos equipamentos e processos, a LASA mantém o controlo completo e sincronizado sobre as varias etapas produtivas.Todos os dados são registados de forma a proporcionar  elevados e constantes níveis de qualidade.  A água utilizada é testada automaticamente e continuamente durante  o período de operação A Tecelagem está equipada com 60  teares ajustáveis para diferentes medidas, tipos de matéria prima e técnicas de tecelagem O Departamento de Confeção está equipado com máquinas de embainhamento Automáticas, garantindo uma uniformidade e elevado nível de produtividade Robes, Artigos de Sauna, Artigos para Criança  e artigos para cozinha , são maioritariamente produzidos internamente no departamento de confeção  semi automática. No Departamento de bordados encontraremos  seis maquinas de bordar Tajima, com 12  cabeças  capazes de trabalhar com 12 agulhas por cabeça Não obstante a tecnologia usada durante todo o processo produtivo para garantia e verificação da qualidade, existe também um controle minucioso da mesma ao longo do processo realizado por um elemento do Departamento de Qualidade.

DEPARTAMENTO DE EMBLAGEM
O Departamento de embalagem trabalha em duas linhas distintas que convergem num posto de armazenamento. Neste armazém inteligente, todos os artigos circulam automaticamente controlados por um sistema informático central. A LASA Internacional, oferece aos seus clientes seis “Never Out Of Stock” linhas básicas em varias qualidades, gramagem e numa variada e atual palete de cores As referidas linhas são complementados com Robes, Chinelos, Saídas de Banho e tapetes nas mesmas cores A LASA Internacional, apresenta também todos os seis meses uma coleção fruto do trabalho de investigação e da criatividade do seu departamento de Investigação & Desenvolvimento. Para além destas coleções o departamento de I&D da LASA, disponibiliza todos os meses vários desenhos e artigos ao seu departamento de Vendas & Exportação.

PRODUTOS
Banho, Cama, Cozinha, Sauna, Praia, Kids Hotel & Spa, Mesas, Promocional, Private, Label



RESPONSABILIDADE SOCIAL
A Fundação Jorge Antunes, em Caldas de Vizela, foi criada a 23 de Abril de 1993, em homenagem a Jorge Pinto Antunes, por intermédio de seus pais. É uma instituição particular de solidariedade social, que tem por objecto apoiar e contribuir para a promoção e formação integral do jovem, bem como contribuir para a reinserção social dos mais carenciados e em perigo moral e social. Para a realização dos seus objectivos, a Fundação Jorge Antunes propõe-se desenvolver acções de índole assistencial, cultural, profissional, lúdica e desportiva, considerando-se prioritárias as acções de segurança social, bem como o apoio a associações e grupos que se identifiquem com estes objectivos. Estes objectivos são desenvolvidos quer por acção directa, quer colaborando com os serviços públicos competentes e (ou) as instituições particulares, num espírito de solidariedade humana, social e caritativa. 

ETA – EPTAR - REUTILIZAÇÃO DE ÁGUA
O Grupo LASA está equipada com equipamento de tingimento e enobrecimento têxtil de ultima geração, resultando num rácio reduzido de Litros de água utilizada por Kg de produto processado. Os processos produtivos estão em constante otimização e os produtos químicos utilizados são de elevada biodegradabilidade. Coletores separativos permitem que uma vez pré-selecionados, parte dos efluentes sejam conduzidos a uma estação de pré-tratamento, onde são descarregues no coletor municipal do SIDVA e a outra parte seja reutilizada no processo industrial, após tratamento em processo biológico MBR (Membrane Bio-Reactor/ KUBOTA). O Grupo LASA alinha na medida da sustentabilidade dos quatro R´s, reduzir, reutilizar, reciclar e reeducar.

Certificações
Certificada em qualidade ao nível do produto, do serviço e do ambiente através da ISO 9001: 2008, OEKO-TEX, e GOTS. O Grupo LASA, através da FILASA orgulha-se de ser o primeiro membro em Portugal da iniciativa BCI - Better Cotton Initiative.









Partilhar