Recolha de sangue em Tagilde

Ontem, a Associação dos Dadores Benévolos de Sangue de Vizela, esteve de novo em ação, desta feita na freguesia de Tagilde. Domingo será a vez de Santa Eulália.

Segundo a Associação Vizelense «A recolha traduziu-se em mais um sucesso, e não fosse, novamente a falta de meios materiais e humanos disponibilizados pelo IPST, os resultados podiam atingiriam uma outra dimensão. Efetivamente os Dadores corresponderam ao nosso apelo e compareceram em grande número mas, infelizmente muitos foram obrigados a desistir, em virtude da falta de material e recursos humanos adequados. Este continua a ser um problema com resolução difícil pois o Centro Regional de Sangue e da Transplantação do Porto continua a argumentar que não dispõe do número de profissionais suficiente para dar resposta às suas necessidades.

Comparativamente ao ano transato os números foram notoriamente superiores tendo-se registado a presença de 91 Dadores (44 em 2016), das quais resultaram 59 colheitas (34 em 2016), 6 novos Dadores (5 em 2016), Verificou-se ainda a recusa 15 Dadores por motivos de saúde, e a desistência de 17 devido à demora excessiva.
A Associação agradece mais uma vez a todos os Dadores que se deslocaram a Tagilde num ato de grande generosidade, e apresenta a suas desculpas aos que se viram impossibilitados de efetuar a sua dádiva, dando-lhes a garantia de continuar a demonstrar junto do IPST a sua insatisfação, no sentido de ver debelada esta situação».
No próximo domingo, dia 22 de outubro, a Associação estará de novo em ação, agora na freguesia de Santa Eulália, das 09h00 às 12h30 no Centro Social, pelo que apela a todos os que estiverem disponíveis para comparecerem.

Partilhar