Comunicado dos vereadores do PS na Câmara de Vizela

"Vimos por este meio dar a conhecer a todos os vizelenses alguns dos diversos assuntos apresentados na última reunião da Câmara Municipal de Vizela, realizada no passado dia 12 de dezembro.

No sentido de proporcionar aos estimados leitores uma comunicação sintética, passamos a apresentar apenas três das matérias abordadas na referida reunião, a saber:

Com uma perda inestimável para toda a comunidade Vizelenses, começamos por apresentar um Voto de Profundo Pesar pelo falecimento do Sr. Alcides Campelos, atual presidente da Liga dos Amigos das Termas, histórico militante do PS e seu antigo deputado na Assembleia Municipal de Vizela, antigo presidente e timoneiro da Sociedade Filarmónica Vizelenses. Pelo percurso de décadas dedicado à defesa do Concelho de Vizela, das suas instituições e em prol do dinamismo associativo, o Sr. Alcides Campelos é merecedor da nossa mais sentida homenagem.

O papel preponderante e marcante na sociedade vizelense do Presidente da AIREV e Confraria de São Bento da Peras, Sr. Alfredo Ribeiro, falecido no passado dia 23 de novembro, com especial projeção e relevância no campo associativo, social e urbanístico, é condição para um reconhecimento público, razão pela qual o PS Vizela entende ser um dever de justiça que o seu nome passe a fazer parte da toponímia vizelense, razão para que o topônimo Túnel da Cor passe a ser designado e classificado como Túnel da Cor Alfredo Ribeiro.

Sem desmerecer o objetivo da proposta “Cheque Bebé”, apresentada pelo executivo da Câmara Municipal como medida de incentivo à natalidade, é entendimento do PS Vizela tratar-se duma medida avulsa que, isoladamente, não irá alterar a realidade atual, pelo que deve a mesma ser complementada com outras medidas que, realmente, motivem os casais a terem mais filhos, a começar pelo crescimento da economia no concelho, como melhor forma de promover o crescimento do emprego por parte das empresas, e a terminar num incentivo à habitação jovem e ao abaixamento das taxas e impostos indiretos. As medidas avulsas nunca foram garante de um benefício público adequado e, neste caso concreto, esta medida isolada não vai claramente potenciar o  crescimento na natalidade.

Aproveitando esta comunicação, o PS Vizela que desejar a todos os vizelenses um Santo Natal, um Feliz Ano Novo e um Próspero Ano 2018.


Vizela, 20 de dezembro de 2017
Os Vereadores do PS 
João Ilídio Costa
Dora Gaspar

Partilhar