"REFORÇAR O BLOCO DE ESQUERDA EM VIZELA"

COMUNICADO DO BE: «Nas últimas eleições autárquicas, o Bloco de Esquerda elaborou um programa para dar prioridade aos interesses das pessoas e secundarizando os interesses económicos privados. O Bloco de Esquerda defende os interesses de todo o concelho, tendo em atenção todas as carências da população, sejam elas de natureza monetária, cultural, ambiental ou desportiva.


O Bloco de Esquerda apresentou candidatura à Câmara Municipal, Assembleia Municipal e às Assembleias de Freguesia da UF de S. Miguel e S. João e UF de Tagilde e S. Paio. Foram eleições difíceis, onde o Bloco de Esquerda, apesar de não ter eleito qualquer candidato, trouxe para o debate questões essenciais para a vida das pessoas, como a mobilidade e ação social. O Partido Socialista perdeu a maioria, passando para o terceiro partido mais votado.

A fratura no PS Vizela levou a uma dispersão de votos e a um reforço da votação do Partido Social Democrática, apesar da vitória da candidatura independente. A candidatura de VHS fez um acordo de governação com o PSD e perspetiva-se que a política municipal se centre na defesa dos interesses da iniciativa privada em detrimento dos direitos sociais das pessoas mais desprotegidas.
A política municipal não pode deixar ninguém para trás. O Bloco de Esquerda pretende reforçar a sua intervenção no município, apresentando medidas para que todos e todas as munícipes possam participar no processo de escolha e de utilização dos espaços públicos e para que possam ser voz activa na vida do concelho.

VIZELA DEMOCRÁTICA
O Bloco de Esquerda pretende aprofundar a participação e a transparência das decisões públicas, para que Vizela possa ser um concelho onde a democracia é um pressuposto da própria governação. O Bloco de Esquerda pugnará pelo aumento dos mecanismos de participação cidadã, como referendos e consultas públicas, sempre que a importância das decisões assim o exigem, bem como a disponibilização do orçamento participativo.

VIZELA SUSTENTÁVEL
O Bloco de Esquerda pretende dar continuidade ao trabalho que tem desenvolvido na defesa do Rio Vizela, pugnado pela apresentação de medidas para a despoluição de todos os cursos de água. A desarborização da economia deve ser prioridade, pelo que devem ser valorizando a mobilidade verde, através da criação de um serviço público de transportes urbanos, que promova a ligação das freguesias periféricas à sede do concelho.

VIZELA INCLUSIVA
O Bloco de Esquerda pretende o reforço dos serviços públicos essenciais, pugnado pelo aumento das atividades para crianças e jovens e pelos equipamentos, como creches. É importante um programa de defesa das camadas mais carenciadas da população, promovendo o apoio social para a obtenção dos bens essenciais.
Assim, de forma a dar resposta às carências da população, reforçando a intervenção política do partido nos vários assuntos, os aderentes do Bloco de Esquerda do concelho de Vizela, reunidos em plenário, decidem a constituição do Núcleo de Vizela do Bloco de Esquerda, propondo a sua ratificação pela Comissão Coordenadora Distrital de Braga, nos termos dos Estatutos do Bloco de Esquerda.


Partilhar