Adega Avelino entra no meio século de vida

Fundada em 1968 por Avelino Novais Ribeiro, a Adega Avelino é dos estabelecimentos mais antigos de Vizela. Funciona num espaço que já pertenceu à extinta Pensão América na Rua da Rainha em Vizela e continua a ser uma casa onde se come bem à mesa e é visitada por imensos clientes.

Morgado e Avelino
Cheia de história local, a Adega Avelino Restaurante, foi fundada a 17 de abril de 1968 por Avelino Ribeiro (falecido em 1986) e sua esposa Maria Dolores.
Avelino Ribeiro era um devotado vizelense que nutria imensa paixão pela sua Vizela e adorava estar rodeado pela família e amigos. Daí que a Adega Avelino depressa teve sucesso no longínquo ano de 1968, tempo em que o vinho chegava carregado em pipas puxadas por carros de bois à rua onde muitos anos antes, em 1852, os vizelenses esperavam, com a rua enfeitada, a passagem da Rainha de Portugal D. Maria II. Todavia, as sempre ocultas forças vimaranenses desviaram para outros locais a ilustre Monarca e o povo vizelense caiu na maior tristeza. E assim aquela velhinha artéria de Vizela, mais tarde denominada Rua Dr. Pereira Caldas, é mais conhecida por Rua da Rainha um termo que se
adequa à Adega Avelino pois também esta é rainha no bem atender os vizelenses e forasteiros sendo um dos mais conceituados restaurantes de Vizela, apresentando um estilo rústico e tradicional, de ambiente familiar, com uma cozinha regional excelente e nas paredes muita história, em fotos, recortes de jornais e outros adereços (como uma bandeira de Vizela rubricada pela diva do fado Amália Rodrigues a 19 de Março de 1998 na sua casinha na rua de S. Bento a escassos metros da Assembleia da República onde nesse dia os vizelenses não foram mais enganados e viram as suas seculares ambições municipalistas serem coroadas de sucesso.

Maria Dolores e Avelino Ribeiro
 Num canto do céu, Avelino Ribeiro pode bem estar feliz pois meio século após ter lançado a sua Adega ela continue a ser uma enorme referência de Vizela e como tal a data de 17 de Abril não vai passar despercebida como referiu ao ddV o seu atual patrono Agostinho Ribeiro que tem por braço direito a sua esposa Rosinha e no serviço às mesas o irmão Alfredo Ribeiro:
«Não posso para já adiantar grandes pormenores mas é certo que não iremos deixar passar em claro tão importante efeméride. 50 anos são Bodas de Ouro. Sentimo-nos orgulhosos por a obra do meu saudoso pai ter tido continuidade e ser tão acarinhada por milhares de pessoas que nos visitaram ao longo deste meio século de existência» - diz Agostinho Ribeiro.
Fatura da antiga pensão restaurante América

ANTES DA ADEGA AVELINO
Avelino Novais Ribeiro era homem destemido e empreendedor. Antes de abrir a Adega Avelino na Rua da Rainha em 1968, abriu em 1964 estabelecimento similar na rua Dr. Abílio Torres em frente ao parque das Termas (onde está hoje o Sr. Palato) e em 1965 abriu igual taberna na Rua Dr. Pereira Reis em frente às antigas confeções Caravela.




Um homem empreendedor que deixou os livros ao seu filho Agostinho.
Parabéns.

Partilhar