Autarcas querem eucalíptos fora do Parque das Termas

Durante a manhã de hoje, o Presidente da Câmara e o Presidente da Junta da União de Freguesias de Caldas de Vizela (S. Miguel e S. João), acompanhados pelos respetivos Executivos, visitaram o Parque das Termas de Vizela juntamente com Anita Pinto, dos projetos “BaiCiência” e “High Tech 4 Nature”, e José Lopes Videira, Vizelense conhecedor daquele espaço e das suas espécies.

Da referida visita, que tinha como objetivo aferir as atuais condições do Parque das Termas e das suas espécies arbóreas, resultou a ideia unânime de substituir as árvores que se encontram “degradadas” por árvores da mesma espécie e substituir os

eucaliptos por carvalhos, sobreiros e outras espécies autóctones.
A Câmara pretende ainda criar no monte do Parque um espaço para a realização de eventos de forma a preservar na parte inferior os espaços verdes, como os canteiros, que foram sendo espezinhados ao longo dos tempos com diversas realizações recreativas e culturais que ali tiveram lugar.
O Parque das Termas está atualmente sob a alçada da União de Freguesias de S. João e S. Miguel das Caldas liderada por Mário José Oliveira que conta com uma equipa de cinco jardineiros para as mais diversas solicitações nas duas freguesias da cidade

JOSÉ VIDEIRA CONHECE AS ÁRVORES

Como muitos vizelenses, José Lopes Videira é um apaixonado pelo Parque das Termas. Em livros que vai publicando faz inúmeras referências para a natureza das árvores que o parque das Termas recebeu há mais de 100 anos sendo algumas oriundas de países muito distantes. A sua paixão pela flora do parque levaram as autarquias a convidá-lo para esta visita porquanto os autarcas vizelenses pretendem colher a opinião de vários vizelenses sobre o futuro do Parque.

Partilhar