Associação KTF em grande no Campeonato Mundial de Kempo IKF

Realizou-se de 26 a 29 de Abril o campeonato Mundial de Kempo da conceituada Federação Internacional IKF que teve lugar em Budapeste na Hungria!


O campeonato contou com cerca de 40 países oriundos dos 5 continentes, tendo atingido uma estimativa de 750 participantes!

A comitiva Portuguesa fez-se representar por 16 elementos, dos quais contou com 5 elementos da associação desportos de combate KTF, Ivo Cardoso treinador da associação foi na qualidade de selecionador das camadas Juniores e atleta, levando consigo os seus pupilos Nuno Pinto, Ângelo Fernandes, Pedro Martins e Bruno Pereira.

A comitiva vizelense que representou a seleção Nacional de kempo obteve excelentes resultados, tendo tido um papel fundamental para o sucesso da mesma, neste que foi o 15º Campeonato do Mundo kempo IKF, obtendo;

1 - Ouro

3- Pratas

5- Bronze

Os resultados falam por si, em duas vertentes que apostamos Full Kempo (Versão de potencia extrema com trabalho que cima e chão com projeções) e Semi Kempo (Versão de plena velocidade somente em cima) os resultados foram fantásticos, dado a importância, magnitude e grau de dificuldade da prova.



A Comitiva Lusa da KTF que representou a Seleção Nacional de Kempo obteve: uma medalha de ouro para Bruno Pereira em Full kempo, Bruno protagonizou um combate final emotivo, dominando atleta húngaro Csaki Gabor de inicio ao fim arrecadando uma vitória categórica! Em Semi Kempo teve pela frente um Romeno, o qual ganhou passando depois para a final, protagonizando um grande combate frente a um Argentino, que acabou por levar de vencida o nosso atleta luso por margem mínima, ficando assim como vice campeão Mundial!

Ivo Cardoso que participará como selecionador e como atleta, fazendo também ele uma perninha em Full Kempo na categoria Masters, depois de um grande combate frente ao atleta Kiso Lajos da Eslováquia o qual devido a uma ma decisão dos juízes foi levado para round extra, Ivo não deu hipótese ao seu adversário, mostrando a sua superioridade e arrecadando a Vitória, Apanhando na final o Húngaro Boubar Nohamed, protagonizando um combate emotivo e que levou ao rubro o pavilhão, no final a vitoria sorriu para o atleta Hungaro, numa decisão que gerou alguma controvérsia, levando assim o 2 lugar do pódio e titulo de Vice Campeão Mundial!

Nuno Pinto também jogou em Full Kempo derrotando um atleta da Eslováquia num combate que dominou por completo mostrando a sua superioridade logo de início com golpes poderosos e precisos, perdendo apenas na final com um atleta Húngaro num erro de arbitragem que levou ao término do Combate, sagrando Vice Campeão Mundial, em Semi kempo Nuno teve pela frente um atleta Sueco, o qual conseguiu dominar e levar de vencida, jogando depois com um Romeno, num combate que pautou pelas falhas sucessivas do árbitro a favorecer o atleta Romeno, ganhando assim por um ponto ao cair do pano, acabando assim Nuno Pinto com o lugar mais baixo do pódio!

Ângelo Fernandes apesar da sua tenra idade(10 anos) fez também Full Kempo,

Apanhando no primeiro combate um Holandês,do qual conseguiu anular todas as suas investidas superiorizando-se na rectal final, perdendo depois com um Romeno, num combate que pautado pelo equilíbrio mas com uma decisão algo duvidosa, ficando assim em 3 lugar, já em Semi Kempo o atleta luso apanhou um atleta Francês o qual ultrapassou sem dificuldade esperado depois o atleta da Tunísia onde mais uma vez o coletivo de juízes tiveram um papel importante ao não atribuir 3 pontos ao atleta nacional, passando assim para 3 Lugar.

Por último Pedro Martins em Full Kempo apanhou um atleta da casa num combate emocionante e disputado de início ao fim, levando o combate para round extra onde sem entendemos o porque advertiram o atleta com um ponto negativo comprometendo o resultado final, dando a vitoria ao atleta Húngaro, ficando assim Pedro em 3 Lutar, já em Semi kempo o atleta nacional apanhou um atleta do Uzbequistão em mais um combate equilibrado, em que deu tudo, levando o mesmo para round extra, mas que mais uma vez a sorte não esteve do seu lado, sorrindo a vitoria para o seu adversário, lançando Pedro para o lugar mais baixo do pódio.

Ivo Cardoso treinador da associação desportos de combate KTF e selecionador das camadas jovens, não cabe em si de contente e orgulhoso com as prestações e preformasses não só da Seleção como dos seus pupilos.

Ivo refere que não e fácil ir a casa deles, jogar nas regras deles com os árbitros deles e trazer os resultados obtidos, destacando que os atletas deram o seu melhor e que o segredo para contrariar algumas decisões menos conseguidas pela equipa de arbitragem foi a união da equipa e o forte apoio incondicional que davam aos atletas combate apos combate, chamando a atenção dos demais.

Estes resultados foram muito importantes, dada a magnitude e dificuldade da prova, e foi muito crucial estarmos presentes, dada a unificação que esta a acontecer no kempo derivado ao projeto Olímpico que esta inserido. Estamos a preparar o futuro da melhor maneira, não foi a toa que participei com 4 juniores e 70% da comitiva nacional era composta por juniores.

Agora vamos preparar a taça de kempo que se ira realizar dias 2 e 3 de junho e depois pensamos nas próximas provas internacionais que aconteceram mais para final do ano.

..................

Ivo Cardoso


Partilhar