FILASA na liderança da sustentabilidade é agora 100% EcoVero

Depois de ter sido a primeira fiação a aderir à iniciativa para algodão sustentável, o BCI (Better Cotton Iniciative), a FILASA é agora pioneira na sustentabilidade nos fios em Viscose assumindo em toda a sua produção o uso da nova fibra da Lenzing, a Ecovero.



A EcoVero é uma fibra de viscose que cumpre as rigorosas diretrizes do Ecolabel, e onde os impactos no consumo de água e emissão de emissões de gases são 50% menores que na produção de uma viscose genérica.

A fibra Lenzing EcoVero é obtida da madeira, que provém de plantações florestais sustentáveis certificadas de forma independente por associações líderes do sector como a FSC e a PEFC.
Um sistema produtivo especial permite a identificação das fibras EcoVero no produto final, muito depois das etapas de processamento têxtil terem sido concluídas.

Esta possibilidade de verificar facilmente as fibras originais, significa que os retalhistas e as marcas podem asseverar que incorporam fibras de viscose ecológicas e não qualquer viscose genérica sem qualquer objetivo de sustentabilidade. Desta forma os consumidores podem ter certeza de que estão a comprar vestuário de viscose sustentável.
Esta tecnologia de identificação vem trazer mais valias a todos os produtores têxteis e marcas de moda, tornando os seus produtos mais transparentes e com garantia de sustentabilidade para os consumidores.

Acerca da FILASA:
A FILASA - Fiação Armando da Silva Antunes S. A., nasceu em 1986 e, muito rapidamente, se transformou numa importante referência no setor da fiação a nível nacional como europeu, é atualmente a 2ª maior fiação na união europeia.
Parte integrante do Grupo LASA, a FILASA está equipada com a mais recente tecnologia de fiação, produzindo todo tipo de fios em várias técnicas (800 toneladas fio mês).
Presentemente conta nos seus quadros com cerca de 250 colaboradores e opera em Vizela numa área industrial superior a 15.000 m2
.

Partilhar