Alunos do 6.ºA participaram na pré-abertura da Noite dos Investigadores no Palácio da Artes, Porto

Os alunos do 6.ºA da Escola de Infias acompanhados por Assunção Pacheco (DT), Márcia Faria (EE) e Sandra Oliveira (EE) foram Cientistas durante a tarde de sexta-feira, 28 de Setembro, no Palácio da Artes no evento da Noite dos Investigadores (NEI)* sob o tema ScienceWars – May Science be with you!

 
 O convite da coordenadora do Projecto NEI, Joana Soares, para a DT e alunos do 6.ºA participarem na divertida e emocionante batalha intergaláctica para a sustentabilidade, foi recebido com muito entusiasmo.

Os alunos percorreram as estrelas (postos): science ship, science force, planeta TIC, planeta saúde, planeta ambiente, planeta energia e planeta alimentação onde realizaram muitas atividades: construíram e descolaram foguetões, construíram mãos biónicas para o Luke; manusearam pequenos robôs, construíram sabres de luz; cortaram um bloco de gelo com grafite para libertar o Luke que se encontrava numa prisão gelada, furaram balões sem os rebentarem, manobraram robots de silicone, espetaram palhinhas plásticas em batatas, tocaram na harpa que funciona através de lasers e numa Digital Music Box, entre muitas outras atividades onde a ciência e a diversão foram os ingredientes principais e onde não faltou animação, assim como um excelente chocolate para degustar no regresso para escola.

A professora Assunção Pacheco agradece às direções das escolas (EBS de Infias e Academia de Música) e aos encarregados de educação que prontamente colaboraram tornando esta oportunidade de fazer experiências científicas com objetos do dia-a-dia muito enriquecedora para todos.

Assunção Pacheco

* A NEI é uma iniciativa promovida pela Comissão Europeia desde 2005, com o objetivo de celebrar a ciência e de a aproximar dos cidadãos através de um evento gratuito e aberto a todos. Enquadrada nas Ações Marie (Skłodowska) Curie, a NEI ocorre em simultâneo em mais de 30 países e 300 cidades por toda a Europa.

----------------------------
MANUEL
ABREU


Partilhar