Câmara de Vizela já tem camião para lavar ruas

Apresentação da nova viatura acontece pela manhã de hoje junto à Câmara Municipal.

A nova viatura entra já ao serviço.
O atual Executivo entendeu como prioritária a compra desta viatura para os serviços de limpeza porquanto a não lavagem das ruas «era um atentado à saúde pública. Varrer só não chegava».

O Presidente da Câmara Municipal de Vizela apresentou esta manhã o novo camião de limpeza urbana, no âmbito do programa Vizela Mais Limpa.
À aquisição deste novo equipamento de limpeza urbana para lavagem de vias e espaços irá juntar-se em breve a aquisição de uma varredora mecânica.

O novo camião de limpeza urbana vai efetuar a lavagem semanal (6ª feira) das principais vias do centro da cidade e a lavagem mensal em cada uma das freguesias do Concelho (4ª feira).
A varredora vai efetuar a limpeza diária das principais vias do centro da Cidade e, quinzenalmente, a limpeza em cada uma das freguesias do Concelho.
De destacar que esta aquisição se insere no programa Vizela Mais Limpa, implementado por este Executivo Municipal e cujos objetivos são: a substituição do sistema atual de recolha de resíduos urbanos porta-a-porta por um sistema por contentorização; a aquisição de varredora mecânica; a aquisição de camião de limpeza urbana; a colocação de contentores de recolha seletiva; e a promoção de ações de sensibilização.
De destacar ainda que, no âmbito da implementação do sistema de contentorização, a Câmara Municipal vai instalar, até ao final do ano, 54 contentores enterrados no centro da cidade, e até março de 2019, 66 contentores semienterrados em todas as freguesias, num investimento de cerca meio milhão de euros.
De realçar que o sistema de recolha por contentorização, por vários motivos, é técnica e ambientalmente mais vantajoso face ao sistema atualmente existente, permitindo não só uma redução com os custos de recolha, mas, acima de tudo, proporciona um ambiente mais limpo e agradável.
Com implementação do programa Vizela Mais Limpa, a Câmara Municipal estima a poupança de um milhão de euros em 10 anos, tendo como objetivo fundamental a melhoria substancial da qualidade de vida de Vizela e dos vizelenses.
 

Partilhar