Bombeiras lançaram flores sobre a urna da mulher das flores

Corporação de bombeiros com o seu comandante esteve representada no funeral de Maria do Carmo Pedrosa que teve lugar esta tarde em S. Miguel das Caldas. Os voluntários vizelenses retribuíram com flores à mulher que durante décadas lançou flores sobre os bombeiros nos momentos festivos.
A paixão de Maria do Carmo Pedrosa (Carminha K) pelos bombeiros de Vizela era imensa. Uma corporação que há décadas conta com membros da sua família mas para quem cada bombeiro era um "familiar" seu.
Esta tarde, à saída da urna da igreja que transportava o corpo de Carminha para o cemitério de S. Miguel, duas bombeiras lançaram flores sobre o caixão. O comandante Paulo Félix, lembrando que em tempos a D. Carminha já fora alvo de uma homenagem prestada pela Corporação, disse que esta vizelense era merecedora de todo o carinho. A corporação fez-se representar com um piquet de bombeiros e membros dos órgãos sociais no funeral. O Padre Constantino enalteceu o bairrismo desta vizelense que nos deixou aos 98 anos de idade.


GALHARDETE NAS MÃOS
O filho Aníbal Pedrosa revelou ao ddV que o último desejo de sua mãe também foi cumprido que era o de ser sepultada com um galhardete dos bombeiros nas mãos o que aconteceu.
O comandante Paulo Félix recorda que a tradição de lançar flores sobre os bombeiros é antiga e denota o carinho que a população vizelense devota pelos soldados da paz lembrado os desfiles em que as pessoas das suas varandas lançam pétalas e mulheres como a D. Carminha que nunca faltava a uma festa no quartel com o perfume das flores: «Felizmente a sua sobrinha Iria está a cumprir o seu lugar nesta bonita tradição» - disse Paulo Félix.

Partilhar