Bombeiros Voluntários com aposta em formação qualificada

O curso Curso TAS – Tripulante de Ambulância de Socorro decorreu no quartel dos Bombeiros V. de Vizela entre o dia 16 de novembro e o dia 18 de janeiro, ministrado em horário Pós-Laboral, com a carga horaria de 210 horas. A entidade formadora foi a empresa AFPS - Associação Formar Para Salvar acreditada pelo INEM e certificada pela DGERT.


O conteúdo programático definido pelo INEM para este curso engloba cinco módulos: Módulo I (25 horas) – Abordagem e Reanimação, Módulo II (25 horas) – Parto, Pediatria e Normas, Módulo III (50 horas) – Emergências Médicas, Módulo IV (75 horas) – Emergências de Trauma, Módulo V (35 horas) Estágio no INEM que será o passo que se segue para estes formandos, sendo que toda a teórica e a prática simulada foi concluída com sucesso.

O Comandante Paulo Félix referiu que «Para a Real Associação este investimento em mais doze bombeiros com o curso TAS é de extrema importância, sendo que, o enriquecimento na formação qualificada é um dos principais pilares de suporte para uma melhor qualidade no serviço que prestamos».

Assim, mais 12 bombeiro juntam-se aos 18 já existentes, passando o Quadro de Comando a dispor de mais bombeiros dotados desta formação que "fará toda a diferença na emergência Pré-hospitalar".
Os possuidores deste curso, 13 são assalariados da Associação e os restantes 17 são bombeiros voluntários.

Todos os bombeiros do quadro ativo são possuidores do curso TAT - Tripulante de Ambulância de Transporte, um curso de 50 horas, essencial e obrigatório para desempenhar as funções de socorrista, contudo o curso TAS é mais completo e com um nível de exigência muito elevado.
O comandante felicita todos pelo êxito alcançado que se traduz em melhor serviço para as populações.

Partilhar