Hospital melhora sala de espera para os utentes

 A implementação de um projeto de melhoria contínua no Serviço de Cirurgia Geral do Hospital da Senhora da Oliveira Guimarães já permitiu melhorar significativamente vários indicadores de desempenho daquele Serviço, assim como remodelar por completo a sala de espera de utentes.
Nos indicadores de desempenho, destaca-se o aumento da facilidade de registo e escrutínio das não conformidades ou problemas do Serviço, passou também a existir um maior controlo do nível de stock de materiais, com um melhor nível de arrumação, aumentou o nível de higienização e houve melhorias ao nível do controlo das infeções. Foi ainda possível reestruturar a sala de espera dos utentes para maior comodidade, maior conforto, novas áreas de estar, criação de áreas de lazer e leitura e criação de áreas de refeição, neste caso numa parceria com a empresa JOM, com sede em Guimarães, que ofereceu vários materiais e equipamentos que permitiram concretizar este objetivo. No passado dia 15 de fevereiro, foi reconhecida a importância desta parceria pelo Hospital com uma visita da empresa à zona remodelada, verificando no local as melhorias consideráveis para os utentes que usufruem daquele espaço.
O Hospital de Guimarães tem por objetivo implementar projetos de melhoria contínua deste género de forma transversal nos seus serviços com o intuito de criar valor para os serviços envolvidos, elevar a noção dos processos e práticas existentes e criar um forte empenho, comprometimento e respeito pelos profissionais.
Tem vindo a implementar vários projetos deste género, de forma mais visível com o projeto de melhoria contínua do Arquivo Clínico que foi premiado com uma menção honrosa no «Prémio Kaizen Lean», em 2017, e que permitiu uma poupança anual de cerca de 50 mil Euros. Nesta sequência, no caso do projeto que está a ser desenvolvido no Serviço de Cirurgia Geral, este passou pelos seguintes objetivos: aumentar o nível de capacitação da equipa ao nível da Melhoria Continua, com a criação de valor e diminuir os desperdícios; aumentar o nível de comunicação e de responsabilização no serviço; dotar o serviço dos equipamentos necessários para o trabalho diário; reduzir o número de falhas de material em 50%; e combater a infeção hospitalar. Os resultados têm sido concretos e positivos a vários níveis, sendo, como referido, objetivo do Hospital continuar a implementar projetos de melhoria contínua nos seus vários serviços.

Partilhar