Prémios para as lojas de Vizela

Câmara Municipal de Vizela vai atribuir um prémio monetário de três mil euros por ano aos primeiros dez estabelecimentos e entidades reconhecidos como de interesse histórico e cultural ou social.


A Autarquia, numa apresentação que decorreu na Pastelaria Fina, revelou que esta iniciativa visa, apostar num projeto de dinamização e de investimento no incentivo e apoio ao comércio de Vizela.


Projeto ‘Lojas com História’ cujo regulamento está feito, reconhece estabelecimentos de interesse histórico e apoia comerciantes tendo ainda por objetivo a valorização da história do Município de Vizela, divulgando-a para o exterior, atraindo, desta forma, visitantes e promovendo o desenvolvimento do comércio tradicional no Concelho.

Victor Hugo Salgado destacou que "não se trata de uma medida isolada de apoio ao comércio local, à qual se juntam outras como o Prémio Municipal de Reabilitação Urbana – “Vizela Reabilita”, que vai distinguir as três melhores iniciatis de promoção de reabilitação e regeneração urbana; o Roteiro pelas Empresas e Comércio para reforçar a proximidade entre a Autarquia e os investidores privados; o Regulamento Municipal de Incentivo à Natalidade – “Cheque Bebé”; a Área de Reabilitação Urbana (ARU) do centro de Vizela e o projeto de requalificação da Praça da República e Jardim Manuel Faria".

Podem candidatar-se estabelecimentos com longevidade reconhecida há pelo menos 25 anos, com significado para a história local, cujo objeto identitário assente na manutenção de uma função histórica, cultural ou social, assim como o facto de serem únicos no quadro das suas atividades, em função do seu uso original.

Todas as condições de acesso a este prémio podem ser consultadas em http://www.cm-vizela.pt/wp-content/uploads/2016/04/DRE_-Regulamento-Lojas-com-Historia.pdf.







Partilhar