ACES do Alto Ave com seis unidades de saúde familiares acreditadas

O ACES do Alto Ave tem seis Unidades acreditadas e repartem-se pelos concelhos de Guimarães, Vizela e Fafe. Tratam-se das USF Ronfe e USF Ponte (Centro de Saúde das Taipas), USF Novos Rumos e USF Physis (Centro de Saúde de Vizela, representado pelo Dr. Fernando carvalho e Dr. Armando Guimarães)



Domingos Bragança, presidente da Câmara de Guimarães, defende uma ampla divulgação do Plano Local de Saúde para que seja conhecido da população.


O ACES do Alto Ave tem seis Unidades acreditadas e repartem-se pelos concelhos de Guimarães, Vizela e Fafe. Tratam-se das USF Ronfe e USF Ponte (Centro de Saúde das Taipas), USF Novos Rumos e USF Physis (Centro de Saúde de Vizela) e USF Arões e USF Sentinela (Centro de Saúde de Fafe), cujas acreditações foram reconhecidas esta sexta-feira, 08 de março, numa sessão que decorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal de Guimarães.

Na qualidade de Presidente do Conselho de Comunidade do ACES do Alto Ave, Domingos Bragança explicou que o trabalho desenvolvido nas Unidades de Saúde Familiar resulta num “aumento da eficiência dos serviços nas Unidades de Saúde Familiares para uma melhor prestação dos cuidados de saúde à nossa comunidade”.

O Presidente da Câmara de Guimarães referiu ainda que “a saúde não é só a ausência da doença, também é bem-estar” e considera importante uma melhor divulgação do Plano Local de Saúde. “A literacia em saúde contribui para um melhor conhecimento sobre a alimentação saudável, a prática de atividade física de acordo com a nossa condição e consumo de cultura para que possamos ter melhor condição física e mental, mais tranquilidade e menos depressão por termos melhor conhecimento de nós próprios, resultando numa maior confiança para vivermos o presente e construirmos o nosso futuro”, salientou Domingos Bragança.

O Diretor Executivo do ACES do Alto Ave, Carlos Guimarães, elogiou o empenho dos profissionais de saúde. “Atingimos em 2018 uma meta preconizada pelo Ministério da Saúde para 2024 que era 20% das USF estarem acreditadas”. Essa meta foi alcançada já pelo ACES do Alto Ave. Carlos Guimarães destaca “um processo muito rigoroso, com a uniformização da informação e um conjunto de questões importantes que melhoram em muito o funcionamento das Unidades”.

Presente nesta sessão esteve ainda o Presidente da Câmara Municipal de Fafe, Raul Cunha, que sublinhou a importância de “reforma” nos centros de saúde, convicto na “melhoria nos cuidados de saúde primários” perante um modelo que tem sido reconhecido pelo seu sucesso.

Partilhar