Bolinhol de Vizela candidato às 7 Maravilhas Doces de Portugal

A Câmara Municipal de Vizela submeteu uma candidatura com o objetivo de potenciar o Bolinhol, doce único em Portugal.


Há mais de 130 anos que o Bolinhol faz parte do património gastronómico de Vizela, concentrando em si caraterísticas históricas, culturais e económicas relevantes e que merecem ser preservadas, promovidas e valorizadas.

Sendo um doce único em Portugal é claramente uma mais-valia do Concelho, que para além de ser um ícone da gastronomia e da cultura vizelense, legado de várias gerações, é um produto significativo para a economia local, com impactos positivos diretos e indiretos.

A candidatura submetida foi, entretanto, aceite pela organização do concurso, sendo que o mesmo decorrerá em sete fases a partir do presente mês de março. O concurso terminará em setembro, esperando a CMV que o valor do Bolinhol seja devidamente reconhecido.

Com isso, e a par de outras iniciativas, é também objetivo do Município dinamizar e desenvolver em Vizela o produto turístico Gastronomia e Vinhos, considerado estratégico para o Turismo a nível nacional, regional e local, e que se traduz na aposta num triângulo dourado de sabores, sempre tendo por base aquilo que faz parte da identidade do nosso Concelho: o bolinhol, o vinho verde e o bacalhau à Zé do Pipo.

Partilhar