Câmara de Vizela assinala Dia Internacional da Mulher

Hoje, pelas 10.00h terá lugar a abertura de uma exposição denominada ‘Ninguém nasce mulher, torna-se mulher’, frase da autoria de S. Beauvoir, no edifico sede do Município.


A seguir à abertura da exposição, o Executivo Municipal vai proceder à distribuição de postais alusivos à data, pelo comércio tradicional do Concelho.

O Executivo Municipal iniciou no ano passado a comemoração do Dia Internacional da Mulher com a realização de uma palestra sobre a Mulher Vizelense e a distribuição de flores pelo Mercado Municipal, várias escolas do Concelho, Centro Social e Paroquial de Santa Eulália – Casal do Telhado e Santa Casa da Misericórdia de Vizela.

"O 8 de março deve ser visto como momento de mobilização para a conquista de direitos e para discutir as discriminações e violências morais, físicas e sexuais ainda sofridas pelas mulheres pelo mundo inteiro, impedindo que retrocessos possam surgir e ameacem alterar tudo o que já foi alcançado.

O Município de Vizela pretende, deste modo, a assinalar a data e prestar a devida homenagem a todas as Mulheres" - acentua a CMV.


Município associa-se ao Luto Nacional pelas vítimas de violência doméstica

O Município de Vizela associou-se ao luto nacional pelas vítimas de violência doméstica, içando a meia haste as bandeiras no edifício-sede da Câmara Municipal.
Ao longo de todo o ano de 2018 morreram 28 mulheres vítimas de violência em contexto doméstico, segundo o observatório da UMAR (União de Mulheres Alternativa e Resposta), sendo que o Município de Vizela se associa a este dia para consciencializar sobre o problema e homenagear as vítimas de violência doméstica, contribuindo assim para uma maior mobilização nacional contra este flagelo e assegurando a consciencialização desta tragédia.

Partilhar