Câmara inaugura monumentos de homenagem ao Povo e a Campelos

Rotunda da farmácia S. Miguel vai chamar-se Rotunda do Povo de Vizela

A Câmara Municipal iniciou as obras dos monumentos de homenagem ao Povo de Vizela e de homenagem a Manuel Campelos que serão inaugurados no próximo dia 19 de março, no âmbito das comemorações do 21 º aniversário do Município de Vizela.


Assim a Câmara Municipal vai inaugurar no dia 19 de março um monumento de homenagem ao Povo de Vizela, que ficará na rotunda de S. Miguel.
Manuel Campelos com a sua família (foto de arquivo ddV)

Com este monumento ao Povo de Vizela, a Câmara Municipal pretende homenagear todos aqueles que fizeram de um sonho comum a independência de um Povo e recordar o que os vizelenses fizeram outrora, perpetuando no tempo e no espaço, o feito, a vitória, a luta e a coragem de quem não quis desistir e deu a Vizela aquilo que é hoje.

Assim, e 21 anos depois da Assembleia da República ter ouvido a apaixonada reivindicação e de ter dado o Concelho, vai a Câmara Municipal prestar a devida homenagem à causa vizelense de luta pela autonomia administrativa que é, sem dúvida, aquela que mais identifica os vizelenses: lutadores, apaixonados e orgulhosos de pertencer à sua terra.

AVENIDA MANUEL DA COSTA CAMPELOS
Ainda no seguimento da intenção do Município de Vizela em perpetuar a memória de Manuel da Costa Campelos para as gerações vindouras, a Câmara Municipal vai prestar-lhe uma homenagem com a atribuição da toponímia ‘Avenida Manuel da Costa Campelos’ à ligação da rua Dr. Braulio Caldas à rotunda da GNR e com a inauguração de um monumento evocativo ao cidadão honorário do Município de Vizela, prestando uma homenagem pública a um Homem que encabeçou uma luta fulcral para o futuro dos Vizelenses e que se entregou a uma causa pública de forma abnegada.

Vizela celebra assim este ano o seu 21.º aniversário, relembrando o conflito popular de vários séculos, em que os vizelenses lutaram pela liberdade da sua terra e Vizela atingiu o sonho de voltar a ser Concelho, a 19 de março de 1998.

Partilhar