Casa do Povo de Vizela a caminho do centenário

Um dia de festa que evocou 75 anos de vida de uma das mais queridas instituições de Vizela.

O Presidente da Assembleia recordou a sua chegada à Casa do Povo num período em que aquela instituição atravessava uma grave crise com um previsto encerramento a ameaçar o futuro.
Profundamente emocionado, Baltazar Oliveira recordou personagens que fizeram parte daquela instituição e sobretudo a importância que a CPV teve para o meio rural da região.

Júlio César homenageou a Rádio Vizela, Mário José Oliveira, o Padre Constantino e Manuel Mendes Marques pelo apoio prestado a esta Casa.
De seguida o presidente da Direção referiu:
"
Foi no dia 25 de Fevereiro de 1944, como nos conta o Alvará exposto nas paredes deste salão e assinado pelo Dr. Joaquim Trigo de Negreiros, “Faço saber, como Sub - Secretário de Estado das Corporações e Previdência Social, aos que este Alvará virem, que sendo-me presente os Estatutos com que pretende constituir-se a Casa do Povo de Vizela, aprovo conforme artigo 1º, do decreto-lei 23.051 de 23 de Setembro de 1933”, que começou esta nobre saga de elevar o nome de Vizela
  E se nos primeiros anos e até ao 25 de Abril, a acção desta e de outras casas do povo, se pautavam pelo apoio ao mundo rural, quer no âmbito da cultura, quer no âmbito da previdência social, a partir do 25 de Abril muitas coisas se alteraram, surgindo algumas indefinições que conduziram ao encerramento de muitas das Casa do Povo um pouco por todo o país.
A Casa do Povo de Vizela viveu também, tempos de incerteza, correndo seriamente o risco de encerrar e com isso, perder-se-ia irremediavelmente, um património riquíssimo na história e para a história de Vizela.
E isso só não aconteceu, porque um punhado de homens não o permitiu, tomando as rédeas desta vetusta casa e fazendo dela aquilo que hoje nos podemos orgulhar. Uma casa, uma instituição, que protege, defende, divulga e partilha as tradições mais interessantes e ricas da nossa região, com toda a entrega e empenho que tem sido capaz.
Continuaremos a dar um constante apoio às nossas secções culturais e desportivas, razão principal da nossa existência e isso tem sido notório em muitas vertentes, que para não sermos maçadores, não iremos aqui escalpelizar, quer sejam as grandes vitórias e conquistas, com as secções desportivas, quer sejam as grandes organizações de índole cultural ou popular.
Também não iremos falar, uma vez mais, das condições um tanto débeis deste velhinho edifício. A sua situação é conhecida, o que não admira dada a sua vetusta idade, contudo algumas das nossas preocupações, têm sido pontualmente combatidas, com a certeza que continuaremos atentos á sua fragilidade e tudo faremos para defender aquilo que nos foi legado por anteriores direções.
Não somos ingratos, nunca o seremos e iremos estar, sempre, atentos a quem nos ajuda, dia a dia, semana a semana, mês a mês, ano a ano.
Por tudo isso e porque já se tornou habitual nestas cerimónias, vamos agraciar algumas pessoas, entregando a cada uma delas, diplomas de reconhecimento, testemunhando desta forma a gratidão desta Direcção.
E sem perder mais tempo, pedia ao Sr. Presidente da Assembleia Geral, Sr. Baltazar Oliveira, digno representante de todos os associados, para entregar este Diploma de Agradecimento, ao Senhor Presidente da RávioVizela/RVJornal por todo o apoio, quer na divulgação e cobertura de todas as nossas actividades, quer na passagem e divulgação, via rádio das músicas que constam do CD do nosso Grupo de Cavaquinhos, levando dessa forma cada vez mais longe o nome desta casa.
(Caberia aqui, neste momento, a homenagem devida ao Reverendíssimo Arcipreste Constantino Matos de Sá, mas uma arreliadora gripe de última hora, impede a sua presença)

Assim, e querer sem abusar da paciência do. Presidente do Conselho Fiscal desta casa, Sr. Arlindo Santos solicitava a sua ajuda para a entrega deste diploma de reconhecimento, ao senhor Manuel Mendes Marques, muito querido amigo, reputado jornalista e bloguer que tanto e tanto tem elevado o nome de Vizela, sempre atento aos mais ardentes anseios da sua terra e nomeadamente, atento a tudo que diga respeito á Casa do Povo de Vizela
Já o dissemos antes, não somos ingratos e não obstante por vezes parecermos um tanto distantes, nunca esquecemos quem se preocupa e colabora com Casa do Povo de Vizela e assim, solicitava ao Senhor Presidente da Câmara Municipal de Vizela, Dr. Victor Hugo Salgado, para a entrega deste Diploma de Agradecimento, ao Sr. Mário José Oliveira, ilustre Presidente da União de Juntas de Vizela

Mas não queria terminar sem uma saudação à Exma. Câmara Municipal, quer aos Srs. Vereadores, quer ao Sr. Presidente Dr. Victor Hugo Salgado, solicitando a melhor atenção de todos para os pergaminhos desta velhinha casa, para as necessidades que todos os dias enfrenta e que são do conhecimento de todos

(quebro aqui o protocolo, apenas para relembrar que nas últimas semanas deitamos mãos à obra de pintar todo o interior e exterior deste edifício, o que nos levou á descoberta de mais duas vigas que suportam o telhado em situação precária, mas que estão já reforçadas com barras de ferro, para permitir a sua segurança)

Termino agradecendo, uma vez mais, a presença de tão ilustres convidados, que dão a este aniversário um lustro que não merecemos, mas que muito nos satisfaz e orgulha. Muito obrigado".
O presidente da Câmara Victor Hugo Salgado  enalteceu a abertura que a CPV tem dado a todas as forças vivas locais assegurando que dentro em breve será inaugurado um novo espaço no jardim anexo à Casa do Povo que vai permitir a esta associação promover eventos ao ar livre.

Partilhar